Feira de Santana registra crescimento de 7% no emprego formal em 2025
O município registrou crescimento superior a 7% no emprego formal em comparação com 2024, com destaque para o desempenho do mês de novembro.

Feira de Santana encerrou 2025 com um balanço positivo na geração de empregos formais e no fortalecimento da economia local. Os dados foram apresentados pela secretária municipal de Turismo e Desenvolvimento Econômico, Márcia Ferreira, que destacou o crescimento do mercado de trabalho, a ampliação do setor industrial e o fortalecimento do comércio e dos serviços na cidade.
Segundo a secretária, o município registrou crescimento superior a 7% no emprego formal em comparação com 2024, com destaque para o desempenho do mês de novembro.
“O crescimento no mercado de trabalho formal, seletista, em relação a 2024, foi de mais de 7%. Só em novembro tivemos 786 novas vagas preenchidas”, afirmou.
Márcia Ferreira atribuiu parte desse resultado à atuação da Casa do Trabalhador com foco em capacitação e qualificação profissional.
“Esse crescimento se deve ao trabalho da Casa do Trabalhador, que promoveu treinamentos, capacitação e qualificação, em convênios e parcerias com instituições”, explicou.
Outro fator decisivo, de acordo com a secretária, foi a política de incentivos fiscais adotada pelo governo municipal.
“O prefeito José Ronaldo lançou benefícios fiscais, com algumas isenções, para atrair e implantar novas indústrias”, destacou.
No setor industrial, além da atração de novos empreendimentos, o município comemora a ampliação de empresas já instaladas.
“Mais difícil do que atrair novas indústrias é manter as que já temos e incentivar a ampliação, e várias indústrias em Feira de Santana ampliaram suas atividades”, ressaltou Márcia.
Ela explicou ainda que a secretaria atua como facilitadora nesse processo.
“O que a gente pode e faz é articular, captar vagas e proporcionar treinamentos e qualificação para atrair outras indústrias”, afirmou.
Os setores de comércio e serviços também apresentaram crescimento significativo ao longo de 2025.
“Sabemos que no Brasil o setor de serviços é o que mais cresce”, pontuou a secretária, citando como exemplo uma grande empresa instalada na cidade. “Tínhamos uma empresa com cerca de 6 mil colaboradores, hoje são 7.500 apenas em 2025, e ainda vai aumentar”, acrescentou.
No comércio, Márcia Ferreira destacou o aumento das contratações temporárias e a expansão da rede atacadista.
“Só de atacados foram mais de sete inaugurados em 2025”, afirmou.
Ela também chamou atenção para a importância dos centros comerciais populares para a economia e o turismo local.
“O Feiraguay é um entreposto que atrai turismo e tem um comércio pujante. O Shopping Popular Cidade das Compras hoje está melhor estruturado, e os dois entrepostos são extremamente importantes para a nossa cidade”, concluiu.
*Com informações do repórter JP Miranda






