Educação

UnexMED promove I Congresso de Urgência e Emergência do Interior da Bahia e reúne profissionais para discutir inovações e desafios da área

Evento acontecerá nos dias 06 e 07 de dezembro em Feira de Santana

27/11/2024 16h36
UnexMED promove I Congresso de Urgência e Emergência do Interior da Bahia e reúne profissionais para discutir inovações e desafios da área
Foto: Divulgação

Discutir as condutas em urgência e emergência na área da saúde, aliando teoria à prática em cenários realistas, é o objetivo central do I Congresso de Urgência e Emergência do Interior da Bahia. Promovido pela UnexMED Feira de Santana, o evento será realizado nos dias 06 e 07 de dezembro, no campus da instituição. A programação contará com renomados especialistas em Medicina de diversas cidades do Brasil e reunirá profissionais de saúde de toda a região em um ciclo de palestras e debates sobre os principais desafios e tendências do setor.

Como destaque, a conferência magna será conduzida pelo médico Dr. Gerson Pereira Júnior, coordenador dos Programas de Ensino de Urgência e Simulação da Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM), com o tema: “Simulação em Urgência e Emergência versus Segurança do Paciente”. As inscrições gratuitas podem ser realizadas pelo link disponível ao final do texto.

O congresso faz parte das comemorações pelos 20 anos de Educação Médica da UnexMED e tem o propósito de proporcionar um espaço para reflexões sobre as atualizações assistenciais e os novos paradigmas no cuidado à saúde. De acordo com o coordenador da UnexMED Feira de Santana e presidente do congresso, Dr. Rinaldo Barros, o evento não é apenas uma celebração, mas também uma oportunidade de compartilhar conhecimentos e explorar novas perspectivas sobre demandas complexas encontradas nos ambientes hospitalares.

“O I Congresso de Urgências e Emergências nasceu com a ideia de trazer um cenário de discussão necessário para os profissionais que atuam em Feira de Santana e regiões próximas. Trazer um especialista renomado nessa área, como é o do Dr. Gerson Júnior, permite explorar todo o conhecimento e habilidades que este especialista pode agregar para a nossa vida profissional. Este será um marco importante para o nosso curso e para todos os participantes”, afirmou.

Durante o evento, especialistas (convidados e professores da UnexMED) abordarão temas relevantes, como o manejo da parada cardiorrespiratória na infância, as síndromes hipertensivas na gravidez e as emergências ginecológicas e obstétricas. Questões como violência sexual contra mulheres, emergências urológicas e hemorragias digestivas também estarão em pauta, destacando as melhores práticas e estratégias de atendimento.

Outros temas incluem o manejo de pacientes críticos, com foco nas prioridades desde a sala de emergência até a UTI, e discussões sobre emergências cirúrgicas. Os participantes terão a oportunidade de vivenciar simulações realistas em cenários práticos, que enriquecerão ainda mais a troca de experiências e aprendizado.

Entre os palestrantes convidados, estão profissionais como Dra. Mirella Lola, Dra. Kamilla Tosta, Dra. Andréa Alencar, Dr. Flávio Machado, Dr. Reniel dos Santos e Dr. Lúcio Couto, entre outros grandes nomes da área.

Para o diretor-geral da UnexMED, Dr. Lino Sieiro, o congresso é uma forma de promover o aperfeiçoamento contínuo e valorizar os profissionais de saúde. “Promover e participar de eventos como este aprimora não somente a prática médica, mas também estimula e valoriza o profissional a buscar sempre o seu melhor na rotina da profissão”, destacou.

//SERVIÇO//
I Congresso de Urgências e Emergências do Interior da Bahia
Data: 06 e 07 de dezembro de 2024
Local: UnexMED | Av. Artêmia Pires Freitas, s/n, Sim – Feira de Santana
Inscrição Gratuita: https://unex.link/cueibunexmed

Comentários

Leia também

Educação
Governo do Estado vai sortear 13 mil vagas em cursos técnicos gratuitos
Educação
Rede estadual atinge marco inédito na Educação Profissional e Tecnológica

Rede estadual atinge marco inédito na Educação Profissional e Tecnológica

Cerca de 200 mil vagas presenciais serão abertas nas 574 escolas da rede estadual