Um ano sem Francisco: cobertura histórica direto do Vaticano marcou o jornalismo de Feira de Santana
Cobertura internacional inédita e presença em momentos históricos do pontificado marcaram atuação de jornalista feirense no Brasil e no exterior

Um ano após a morte do Papa Francisco, o mundo ainda relembra o legado de um dos pontífices mais marcantes da história recente da Igreja Católica. O falecimento, ocorrido em 21 de abril de 2025, aos 88 anos, surpreendeu fiéis em todo o mundo, especialmente pelo fato de o papa ter participado, um dia antes, da celebração de Páscoa na Praça São Pedro, no Vaticano.
O anúncio oficial foi feito pelo cardeal Kevin Farrell, confirmando que Francisco morreu após complicações de saúde, incluindo um AVC e uma parada cardiocirculatória, decorrentes de uma longa batalha contra a pneumonia. Em um de seus últimos gestos públicos, o pontífice percorreu a praça no papamóvel, sendo saudado por milhares de fiéis, em um momento que ficou marcado como sua despedida simbólica.
Primeiro papa latino-americano e jesuíta, Francisco construiu um pontificado pautado pela simplicidade, proximidade com os mais pobres e defesa dos marginalizados. Desde sua eleição, em 2013, rompeu protocolos, adotou uma linguagem direta e promoveu uma Igreja mais voltada às questões sociais.
Após sua morte, o conclave realizado em tempo recorde elegeu, em 8 de maio de 2025, o cardeal Robert Prevost como novo líder da Igreja Católica, tornando-se o primeiro papa norte-americano da história.
Cobertura inédita direto do Vaticano
A despedida de Francisco e a escolha de seu sucessor também marcaram um momento histórico para a comunicação de Feira de Santana. Pela primeira vez, uma equipe jornalística da cidade realizou cobertura internacional diretamente do Vaticano.
À frente desse trabalho esteve o radialista Jorge Biancchi, representando as rádios Sociedade News FM e Princesa FM, emissoras da Fundação Santo Antônio. Ele acompanhou de perto o funeral e todo o processo do conclave, lado a lado com nomes consagrados do jornalismo nacional e internacional, como William Bonner, na época âncora do Jornal Nacional; o jornalista argentino Matias Bocca do canal Orbe21 que foi fundado pelo Papa Francisco quando era arcebispo de Buenos Aires; Ronaldo Silva, da TV Canção Nova; Murilo Salviano, repórter correspondente da Rede Globo.

Biancchi relembrou o impacto da notícia e a decisão imediata de realizar a cobertura.
“Há um ano, acordávamos com a triste notícia da morte do Papa Francisco, Lembro bem que naquele dia, um feriado, acordei bem cedo, como sempre faço, para fazer as nossas orações e também fazer atividade física e depois das nossas primeiras missões ao acordar, nós fomos olhar o que estava acontecendo na cidade, na Bahia, no Brasil e no mundo e recebemos a triste notícia do Papa Francisco. De imediato decidimos: vamos cobrir o funeral do Papa e o início do conclave até a escolha do novo Papa. Foi um momento muito triste para a população mundial, sobretudo os católicos, mas ao mesmo tempo uma oportunidade de marcar presença em um momento histórico.”
O radialista destacou o caráter inédito da cobertura para o interior da Bahia.
“Pela primeira vez a comunicação de Feira de Santana esteve presente no Vaticano, cobrindo todos os momentos do funeral e a expectativa do conclave. Foi uma cobertura inédita, nunca antes na história da cidade.”
Durante a estadia em Roma, a equipe ficou hospedada no Colégio Pio Brasileiro, local que também recebeu os cardeais brasileiros participantes do conclave. A proximidade proporcionou acesso direto a figuras centrais do processo de escolha do novo papa.

“Tivemos a oportunidade de estar hospedados no mesmo espaço que os cardeais brasileiros,em contato direto com eles. Foi realmente um momento histórico para a comunicação de Feira de Santana”, relatou Biancchi.
A cobertura foi transmitida por meio do Jornal do Meio Dia, na Princesa FM, do programa De Olho na Cidade, na Sociedade News, além do portal De Olho na Cidade, alcançando grande repercussão.
“Nos surpreendemos com toda a repercussão que teve essa cobertura. Foi um dos momentos mais históricos da nossa caminhada jornalística ao longo dos últimos 33 anos.”

Coberturas históricas ao longo do pontificado
A trajetória de coberturas envolvendo o pontificado de Papa Francisco não começou no Vaticano, em 2025. Segundo Jorge Biancchi, outros momentos marcantes também foram acompanhados de perto ao longo dos anos.
Ele esteve presente na Jornada Mundial da Juventude 2013, durante a primeira visita do pontífice ao Brasil, logo após sua eleição, sucedendo Papa Bento XVI. O evento reuniu milhões de jovens na praia de Copacabana, em um dos maiores encontros católicos da história recente.
“Fizemos a cobertura da primeira visita do Papa Francisco ao Brasil, em 2013, na Jornada Mundial da Juventude, no Rio de Janeiro. Foi um momento histórico, a primeira visita dele já como Papa, reunindo uma multidão em Copacabana, com jovens do Brasil e de vários países.”
Durante essa passagem, um dos momentos mais simbólicos foi a visita do papa à favela do Vidigal, onde demonstrou, mais uma vez, sua proximidade com os mais humildes.
“Acompanhamos um momento muito emocionante em que o Papa foi à favela do Vidigal. Ele chegou brincando, dizendo: ‘coloca feijão na panela que eu cheguei’.”
A equipe também esteve presente em outro grande evento internacional da Igreja: a Jornada Mundial da Juventude 2023, em Portugal.








