Feira de Santana

Fundação Hospitalar celebra 10 anos do Programa Nacional de Segurança do Paciente

Programação iniciada nesta terça segue até o dia 26

05/04/2023 16h16
Fundação Hospitalar celebra 10 anos do Programa Nacional de Segurança do Paciente
Foto: Bia Cordeiro

A Fundação Hospitalar de Feira de Santana comemora os 10 anos do Programa Nacional de Segurança do Paciente com uma série de eventos que serão realizados até o dia 26 deste mês. O evento teve início nesta terça-feira (4) no Hospital Inácia Pinto dos Santos, o Hospital da Mulher, com a realização de palestras e rodas de conversa, incluindo a participação do professor doutor Luciano Marques, que discutiu os avanços do Programa e as evidências científicas para a promoção da segurança no nascimento de risco habitual.

A iniciativa do Núcleo de Segurança do Paciente (NSP) busca promover melhorias no processo de trabalho dos profissionais de saúde, com o objetivo de fomentar estratégias inovadoras de assistência e gestão nas áreas de Segurança do Paciente. Dessa forma, espera-se aumentar a eficiência e qualidade no preparo e administração de medicamentos, além de promover o uso das melhores práticas nas atividades assistenciais, incluindo uma comunicação efetiva entre a equipe de saúde.

O mês de abril é marcado pela segurança do paciente desde o lançamento, em 1º de abril de 2013, do Programa Nacional de Segurança do Paciente (PNSP) do Ministério da Saúde. O programa tem como objetivo promover a cultura da segurança do paciente no país, por meio de ações voltadas para a prevenção de eventos adversos e a melhoria contínua da qualidade dos serviços de saúde.

Este ano, a campanha anual do programa traz o tema “Abril pela Segurança do Paciente – 10 anos do Programa Nacional de Segurança do Paciente – compartilhar os avanços para acelerar a mudança”.

De acordo com Gilberte Lucas, presidente da Fundação Hospitalar, a Prefeitura Municipal incentiva os trabalhadores da saúde a compartilharem suas experiências exitosas, a fim de estimular novas iniciativas por meio da socialização de ações realizadas no Complexo Materno Infantil do Hospital da Mulher.

“A cada dia, buscamos inovações que tragam resultados de melhoria na assistência à saúde dos nossos pacientes e segurança para nossos colaboradores”, disse Gilberte.

PROGRAMAÇÃO
05/04 – Stand linha do tempo do Núcleo de Segurança do Trabalho (NST).
12/04 – Mesa redonda sobre prescrição segura para internos e residentes de medicina – Farmacêutica Elaine Lins Moura de Almeida.
13/04 – Mesa redonda sobre coleta, processamento e análise de exames laboratoriais – Bioqiomica, Edineide de Aquino Fonseca Ramos e Franklim Estrela Almeida.
19/04 – Das 14 às 17h – Ciclo de palestras sobre assistência segura à saúde
Segurança do preparo e administração de medicamentos – enfermeira Clonara Gomes Silva Ferreira – Comunicação efetiva da equipe de saúde – Psicóloga Tatyana Varjão.
26/04 – Encerramento com o stand do Núcleo de Segurança do Paciente (NSP).

*SECOM/PMFS

Comentários

Leia também

Feira de Santana
Oposição na AL-BA formaliza convite para secretária de Educação explicar portaria de aprovação em massa de estudantes

Oposição na AL-BA formaliza convite para secretária de Educação explicar portaria de aprovação em massa de estudantes

A declaração de Jerônimo também foi criticada pelo sindicato que representa a categoria...
Feira de Santana
Prazo para tirar ou regularizar o título termina em 8 de maio

Prazo para tirar ou regularizar o título termina em 8 de maio

Após essa data, o cadastro será fechado e nenhum pedido de inscrição eleitoral ou de...
Feira de Santana
Desastres naturais: a importância do seguro de bens

Desastres naturais: a importância do seguro de bens

Estragos causados por desastres naturais podem ser cobertos por determinados seguros.