Saiba como a arquitetura influencia no bem-estar e na saúde das pessoas
cuidado com a saúde não está ligado apenas a atenção com o corpo e a mente, o espaço ao redor também influencia no bem-estar humano, por isso a arquitetura é considerada uma aliada da medicina
O cuidado com a saúde não está ligado apenas a atenção com o corpo e a mente, o espaço ao redor também influencia no bem-estar humano, por isso a arquitetura é considerada uma aliada da medicina. Com o planejamento hospitalar é possível a prevenção e promoção da saúde.
Em entrevista ao portal De Olho na Cidade, a arquiteta Roberta Costa, destacou como a arquitetura pós-moderna implica uma visão humanizada e acolhedora.
“É comprovado que a arquitetura tem o poder de melhorar, contribuir para a saúde e até prolongar a vida das pessoas. O que tem ajudado muito para uma arquitetura mais humanizada. A arquitetura consegue influenciar o comportamento humano, a interação social, a depender da proposta e da construção”, ressalta.
A profissional também destacou em entrevista a necessidade da coleta de dados, para o desenvolvimento de um bom projeto arquitetônico, criando espaços confortáveis e aconchegantes.
“Antes de desenvolver qualquer projeto, costumamos fazer um briefing, que é um formulário que conversamos com o cliente, para entender melhor os gostos, os estilos do cliente, as cores que ele gosta, as cores que ele não gosta. Para não utilizar por exemplo a cor azul, que é uma cor calmante, mas que o cliente não gosta da cor. Por isso, existe a necessidade de entender mais o que ele se identifica para trazer um projeto mais assertivo e personalizado”, enfatiza.