Vivendo em Lisboa, baiano participa da Jornada Mundial da Juventude e destaca experiência
Baiano trabalhou na JMJ como parte da imprensa
Sendo o maior encontro de jovens do mundo, a Jornada Mundial da Juventude se iniciou oficialmente nesta terça-feira (1º) e segue até domingo (6). Um dos participantes, é o baiano Lucimário Silva, natural de Juazeiro, mas morador de Lisboa desde 2019, onde trabalha com a imprensa.
O baiano foi para o país europeu pela primeira vez em 2007, mas precisou retornar para sua terra natal por problemas familiares. No Brasil, ele trabalhou em Petrolina, até o final de 2019, quando pediu demissão e voltou para Portugal, buscando sempre melhorias para o seu núcleo familiar, pois Lucimário é casado e possui dois filhos.
“A dificuldade maior aqui é ter que correr atrás de trabalho, pois aqui, em termos de salário, nem sempre é muito alto. E outros problemas de valores ,como o aumento rápido das coisas e questões de imigração, mas no geral, está tudo bem”, relata o profissional.
Apesar dos desafios no cenário economico do pais, o comunicador destaca que ficou satisfeito com a educação pública do lugar, que teve impacto positivo para os seus filhos.
Na jornada, como parte da imprensa, Lucimário vai executar seu trabalho de maquinista, operador de câmera e técnico de vídeo.
“Aqui sempre procuramos fazer o trabalho onde precisa da gente, o que não pode é parar. Trabalho na imprensa como prestador de serviços, para uma produtora e para canais de TV, então todos os eventos estamos sempre trabalhando”, pontua.
Junto a Lucimário, há outras equipes realizando o trabalho de cobertura. Os trabalhadores estão atuando desde o dia 26 de julho e vão seguir até o dia 7 de agosto.
“É muita correria, muito trabalho. A cidade está recebendo muita gente de fora, muitos adolescentes, e eu creio que isso está sendo uma coisa boa para todos, para nós que trabalhamos na imprensa, para o país e também para a imprensa”, destaca.
Além de Juazeiro, a Bahia também conta com a presença de Feira de Santana, através da cobertura do radialista Jorge Biancchi e do seu filho, o social media Marcus Biancchi, para as rádios Princesa FM (96.9), com o programa Jornal do Meio Dia, e Sociedade News FM (102.1), com o De Olho na Cidade.
*com informações direto de Lisboa com Jorge Biancchi