Urologista defende a importância de cuidar da mente do homem
O especialista aborda a urologia trina e comportamentos que ajudam a manter a vida saudável.
O Novembro Azul inspira e fomenta as discussões acerca da saúde do homem. O urologista Ronaldo Barros, em entrevista ao portal De Olho na Cidade, se aprofundou no assunto e discutiu sobre como o homem deve tratar tanto questões corporais quanto psicológicas e espirituais.
O médico destaca que a saúde do homem está relacionada a um todo. Isso não envolve apenas a prevenção do câncer de próstata, manter a higiene para evitar o câncer de pênis ou o HPV, mas também cuidar do psicológico. Ele fala que ter a equipe médica e o apoio familiar é fundamental com o papel de escuta.
“Você sabia que a maioria dos suicidas são homens? De onde está vindo isso? Porque precisamos conversar mais”, disse Ronaldo sobre a importância do homem ter um espaço de desabafo. Ele explica que a urologia trina, que tem como objetivo cuidar do paciente em corpo, mente e espírito.
O urologista fala que a prevenção primária é quando o paciente dá o primeiro passo de ir buscar a ajuda de um profissional e a prevenção secundária parte do médico se envolver e se preocupar com a vida do homem como um todo.
Se cuidar inclui uma alimentação saudável, a prática de atividades físicas, a disciplina e o cuidado com a mente. Manter uma relação de confiança com o urologista é muito importante para uma melhora do paciente.