Educação

Uefs é a única universidade pública da Bahia contemplada por edital da Finep

Para a Instituição foi aprovado o valor de R$ 14.781.200,67, que será utilizado para construção do Centro de Desenvolvimento em Modelagem de Biorecursos, Hidrorecursos e Sustentabilidade (CDMBHS).

20/11/2024 18h21
Uefs é a única universidade pública da Bahia contemplada por edital da Finep
Foto: Divulgação/UEFS

Apoiar Centros Nacionais de Infraestrutura Científica de Pesquisa e Tecnológica de Caráter Temático, nas Áreas de Transição Energética, Transição Ecológica, Transformação Digital, Saúde e Defesa, foi o objetivo da Chamada Pública da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), que na Bahia contemplou a Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs). Para a Instituição foi aprovado o valor de R$ 14.781.200,67, que será utilizado para construção do Centro de Desenvolvimento em Modelagem de Biorecursos, Hidrorecursos e Sustentabilidade (CDMBHS).

A proposta aprovada foi coordenada pelo Programa de Pós-Graduação em Modelagem em Ciências da Terra e do Ambiente (PPGM), e inscrita na linha de Transição Energética.  A equipe do PPGM considera essa aprovação da proposta um marco importante não só para o Programa de Modelagem, mas para toda Uefs, uma vez que a proposta integra os programas de Pós-Graduação de Ecologia e Evolução (PPGECOEVOL), Recursos Genéticos Vegetais (PPGRGV), Botânica (PPGBOT), Ciências Farmacêuticas (PPGCF), Biotecnologia (PPGBIOTEC) e Ciência da Computação (PPGCC).

Para a pró-reitora de Pesquisa e Pós-graduação da Uefs, professora Silvone Santa Bárbara, “este resultado revela a robustez da proposta, a nossa capacidade de formar e fortalecer redes de pesquisa  e a potência das(os) pesquisadoras(es) da Uefs que, não somente no edital Finep, mas vêm sendo contempladas(os) em outros editais das mais diversas instituições de fomento à pesquisa e ao desenvolvimento tecnológico”.

A proposta do CDMBHS incorpora importantes pesquisadores do quadro da Uefs, além de uma equipe técnica e científica responsável pela execução do trabalho,  composta por cerca de 80 professores doutores, 80 estudantes de doutorado, mestrado e iniciação científica, e 20 servidores técnicos. O recurso destinado pela Finep também será direcionado para aquisição de equipamentos de ponta que atenderão às necessidades dos programas envolvidos, além de possibilitar inúmeras inovações e novas linhas de pesquisa para  Universidade.

O CDMBHS foi pensado para oferecer soluções modernas para questões que envolvem a transição energética no nosso país, com foco principal nos biomas do Nordeste. Serão desenvolvidas pesquisas que promovam o monitoramento das áreas naturais sob processo de implantação de grandes projetos de transição energética para identificar os possíveis impactos no ecossistema, como por exemplo: desmatamento e incêndios, emissão de CO2 e descarbonização. Outro foco do centro será a realização de pesquisas direcionadas à promoção de alternativas para o aproveitamento dos resíduos orgânicos das principais cadeias produtivas, a partir da geração de bioprodutos.

O CDMBHS conta com as parcerias da UFRB e SENAI-CIMATEC, além de apoio da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado da Bahia (SECTI), Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDE), Superintendência Baiana de Assistência Técnica e Extensão Rural (SDR), Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia (FAPESB), além da Casa Civil. Adicionalmente, estão envolvidas na proposta duas empresas de base tecnológica (start-up) oriundas de egressos da UEFS, a PUBA e a GEODATIN e uma associação, a Aspromb (Associação de Produtores e moradores do povoado da baixinha da pitombeira e adjacencias).

Comentários

Leia também

Educação
Secretaria de Educação lança concurso de desenho para estudantes da Educação Municipal

Secretaria de Educação lança concurso de desenho para estudantes da Educação Municipal

Iniciativa promove criação do mascote oficial da Seduc com direito a premiação
Educação
Aluno do CPM Lobato conquista medalha de bronze na Sérvia

Aluno do CPM Lobato conquista medalha de bronze na Sérvia

Kaleb foi selecionado para participar de campeonato de boxe
Educação
Professores podem ganhar documento oficial de identificação

Professores podem ganhar documento oficial de identificação

Documento busca facilitar acesso a prerrogativas e combater fraudes