Saúde

Tecnologia, cuidado e resultados: Especialista explica diferença entre curativo simples e avançado

Ao contrário dos produtos comuns disponíveis, o curativo avançado é pensado para atender as necessidades específicas de cada ferida e paciente.

05/06/2025 10h20
Tecnologia, cuidado e resultados: Especialista explica diferença entre curativo simples e avançado

Durante entrevista no programa Cidade em Pauta, a estomaterapeuta e feridóloga Dra. Áquilla Chahinne explicou as diferenças entre os curativos simples e os curativos avançados, destacou os desafios enfrentados na atenção básica de saúde e compartilhou depoimentos emocionantes de pacientes que tiveram a vida transformada pelo tratamento especializado na Clínica Dr. Curativos, em Feira de Santana.

Questionada sobre a diferença entre os curativos simples e os avançados, Dra. Áquilla utilizou uma analogia.

“Comparar um curativo simples com um especial é como comparar um Fusquinha cheio de problemas com uma Ferrari. Um curativo avançado, por exemplo, pode ter ação antimicrobiana, estimular a cicatrização e ainda reduzir a dor, tudo ao mesmo tempo.”

Ela explicou que, ao contrário dos produtos comuns disponíveis, o curativo avançado é pensado para atender as necessidades específicas de cada ferida e paciente.

Outro ponto importante da entrevista foi a dor provocada por curativos convencionais, muitas vezes feitos com gaze que adere à ferida, machuca na hora da retirada e precisa ser trocado diariamente.

“O momento de maior dor relatado pelos pacientes é justamente na hora de trocar o curativo. O curativo avançado, por sua vez, é traumático, pode conter analgésicos na composição e não precisa ser trocado todos os dias. Tem paciente que usa o mesmo curativo por até uma semana, sem dor, sem sofrimento.”

Durante o programa, diversos pacientes compartilharam seus depoimentos com gratidão. O senhor Raimundo Nonato, por exemplo, relatou que sofria há três anos com feridas nos pés causadas pelo diabetes e encontrou a cura na Clínica Dr. Curativos:

“Eu sou diabético e tinha um ferimento há mais de 3 anos. Sofri muito. Mas graças a Deus e ao atendimento da Dra. Áquilla e sua equipe, hoje estou curado.”

Outro caso marcante foi o de José das Chagas, morador da Mangabeira, que feriu o pé com uma lâmina de liquidificador:

“Fui nos postos de saúde, mas só piorei. Quando cheguei no Dr. Curativos, fui atendido por uma equipe maravilhosa. Com 8 ou 10 sessões, meu pé estava curado. Hoje estou andando normalmente.”

Já Mônica Meireles, de Feira de Santana, contou que sofreu por três anos com uma úlcera venosa, até receber o tratamento correto:

“A Dra. Áquilla fez um trabalho maravilhoso. Hoje só tenho gratidão por ter minha vida de volta.”

Dra. Áquilla reforçou a importância do tratamento especializado e alertou sobre os riscos de amputações em casos não tratados corretamente:

“Infelizmente, muitas pessoas chegam com o problema agravado porque não buscaram ajuda a tempo. Mas quando o atendimento é feito com responsabilidade, amor e tecnologia, o resultado é outro. Nosso compromisso é devolver a qualidade de vida aos nossos pacientes.”

Além dos curativos de alta tecnologia, a clínica também utiliza recursos como a laserterapia para estimular a cicatrização de feridas complexas.

A Clínica Dr. Curativos oferece atendimento especializado em Feira de Santana. Os interessados podem entrar em contato pelo telefone e WhatsApp (75) 99300-9473.

Dra. Áquilla finalizou a entrevista reforçando seu compromisso com a saúde e anunciando que estará presente em um congresso nacional, onde buscará novidades e tecnologias para continuar oferecendo o que há de melhor no tratamento de feridas crônicas.

Comentários

Leia também

Saúde
Especialista explica os riscos do câncer de pele que acomete Bolsonaro

Especialista explica os riscos do câncer de pele que acomete Bolsonaro

Diagnóstico em fase inicial traz boas chances de cura
Saúde
Nova diretriz brasileira reduz limite da pressão considerada de risco e cardiologista alerta para prevenção

Nova diretriz brasileira reduz limite da pressão considerada de risco e cardiologista alerta para prevenção

O objetivo é prevenir AVC e infarto antes que a hipertensão se instale.
Saúde
STF determina que planos de saúde passem a cobrir tratamentos fora do rol da ANS

STF determina que planos de saúde passem a cobrir tratamentos fora do rol da ANS

Decisão estabelece parâmetros e critérios para autorização de tratamentos não previstos,...