Saúde

SUS vai substituir papanicolau por exame mais sensível

Papanicolau será substituído pelo exame molecular de DNA-HPV para a detecção do HPV, ainda este ano

27/03/2025 11h04
SUS vai substituir papanicolau por exame mais sensível
Foto: Tomaz Silva/Agência Brasil

O Sistema Único de Saúde começará a substituir gradualmente o teste citopatológico, conhecido como papanicolau, pelo exame molecular de DNA-HPV para a detecção do HPV, a partir deste ano. Com a mudança, o intervalo entre as coletas será de cinco anos, desde que o diagnóstico do vírus seja negativo. A faixa etária para o exame de rastreio permanece entre 25 e 49 anos, para mulheres sem sintomas ou suspeita de infecção.

As novas diretrizes foram apresentadas nesta quarta-feira (26) pelo Instituto Nacional do Câncer (Inca) e já foram aprovadas pela Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias e pela Conitec. O HPV é responsável por mais de 99% dos casos de câncer de colo do útero, uma das doenças mais incidentes entre as mulheres brasileiras. Especialistas acreditam que, com o avanço da vacinação e do rastreio, a doença pode ser erradicada em 20 anos.

O teste molecular de DNA-HPV foi recomendado pela Organização Mundial da Saúde em 2021, devido à sua maior eficácia na redução de casos e óbitos. Ele permite identificar o subtipo do vírus, o que é essencial, pois nem todos os tipos de HPV apresentam risco de câncer. As novas diretrizes também incluem a implementação de rastreio organizado e a autocoleta de material em populações de difícil acesso, além de orientações específicas para o atendimento de pessoas transgênero, não binárias e intersexuais.

Comentários

Leia também

Saúde
Governo federal anuncia campanha nacional de vacinação em escolas públicas

Governo federal anuncia campanha nacional de vacinação em escolas públicas

A ação contará com a participação de 5.544 municípios, e estima a vacinação de...
Saúde
Cirurgia plástica e composição corporal: Especialistas explicam por que peso na balança não é o fator principal
Saúde
Lula e Alckmin são vacinados na abertura da campanha nacional contra gripe

Lula e Alckmin são vacinados na abertura da campanha nacional contra gripe

Meta para 2025, reforçada no Dia Mundial da Saúde, é imunizar 90% dos grupos prioritários....