Seduc de Santo Estêvão mobiliza pessoas para doação de sangue no Hemoba
O grupo de doadores de Santo Estêvão foi formado por profissionais da Educação e diretoria do Meio Ambiente juntamente com pais e pessoas da comunidade
Em alusão ao Dia do Meio Ambiente comemorado em 5 de junho a Secretaria de Educação de Santo Estêvão, através do Programa Despertar, promoveu uma corrente do bem ontem (02), com a doação de sangue no Hemoba de Feira de Santana. A ação faz parte da Semana do Meio Ambiente, que este ano segue o tema estudado pelos alunos em sala de aula – “Educação empreendedora e Cooperativismo: práticas sociais para a vida em comunidade”. Pensando nisso, a Coordenação do Programa Despertar mobilizou professores articuladores e Agentes Despertar para falar sobre a importância da doação de sangue, que é um ato de solidariedade e valorização da vida humana, em suas comunidades.
O grupo de doadores de Santo Estêvão foi formado por profissionais da Educação e diretoria do Meio Ambiente juntamente com pais e pessoas da comunidade.
Uma parceria firmada entre a Prefeitura de Santo Estêvão, por meio da Secretaria de Educação, e o Sistema FAEB/SENAR, desde 2017 e que beneficia mais de 6 mil alunos por ano em nosso município com aulas sobre questões socioambientais. Junto com o Agente Despertar (representante do Programa em cada escola da zona rural) e o(a) professor (a) articulador, os estudantes movimentam a comunidade em que vivem com caminhadas ecológicas, distribuição de mudas, estudos das potencialidades de cada local, entre outras atividades, como a Semana do Meio Ambiente.
Cada doação de sangue pode salvar até quatro vidas. De acordo com o Hemoba, cada doação fecha uma bolsa e essa bolsa é fracionada em quatro diferentes hemocomponentes: concentrado de hemácias (glóbulos vermelhos); concentrado de plaquetas; plasma; e crioprecipitado – que podem ser utilizados em diversas situações clínicas.
FONTE: ASCOM/ PMSE