Secretário de Agricultura envia projeto de suplementação para reforma de feiras livres
O objetivo é promover uma reestruturação nas feirinhas da cidade
O secretário municipal de Agricultura de Feira de Santana e vereador licenciado, Pedro Américo, apresentou à Câmara Municipal, nesta quarta-feira (17), um projeto que solicita remanejamento de um milhão e seiscentos mil reais para a pasta. Segundo ele, o objetivo é utilizar os recursos na reestruturação das feiras livres e do Centro de Abastecimento da cidade.
“As feiras livres, antigamente, eram operadas pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico, fizemos a transferência administrativa para a Seari, mas ainda não foi feita a mudança do ponto de vista orçamentário. Independente disso, temos a tarefa de cuidar e planejar ações para os espaços. Existe a necessidade de reestruturação, isso é óbvio. Fiz um levantamento junto com a Secretaria da Fazenda. Toda pessoa que ocupa espaço público é obrigada a pagar uma taxa pequena para o uso, e somando as feirinhas com o Centro, resultou em R$ 5 milhões de débitos. Ou seja, utilizam o solo público e não pagam. Precisamos readequar isso. Um dos caminhos para uma grande reforma na feira da Estação Nova e no Centro de Abastecimento, é este. O espaço não é da prefeitura, é da população da cidade. Se quitarem os débitos, não precisaremos de orçamento ou suplementação. É dividir a responsabilidade,” explicou.
Ainda de acordo com Pedro, os primeiros investimentos serão na reforma de banheiros e na parte elétrica.
“Preparei um projeto pedindo suplementação à Câmara, de mais de R$ 1 milhão pra que a gente readeque ao orçamento da gestão e faça investimento nas feirinhas. Queremos reformar os banheiros, a parte elétrica e contratar funcionários para limpeza. Montando esse planejamento, conseguiremos dar uma resposta à população”, disse.