Feira de Santana

Secretaria de Meio Ambiente investiga morte de peixes na Barragem de Jaguara

Mortandade de peixes em Jaguara será investigada após mudança na cor da água

07/04/2026 16h00
Secretaria de Meio Ambiente investiga morte de peixes na Barragem de Jaguara

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Recursos Naturais (Semmam) de Feira de Santana investiga a morte de peixes registrada na Barragem de Jaguara, no Rio Jacuípe, distrito de Jaguara. A ocorrência foi identificada nesta terça-feira (7), após denúncias de moradores acompanhadas de imagens que mostram diversos peixes mortos às margens do rio.

De acordo com o diretor de Meio Ambiente, João Dias, equipes da pasta foram deslocadas até o local para averiguar a situação. Segundo ele, a cena encontrada confirmou a gravidade do problema.

“Recebemos uma denúncia com fotos de que, aqui na barragem de Jaguara, no Rio Jacuípe, estavam morrendo peixes. A prefeitura autorizou que viéssemos verificar, e ao chegar foi possível observar, inclusive nas mãos de moradores, muitos peixes mortos”, relatou.

Ainda conforme o diretor, entre as espécies mais afetadas estão o acará (conhecido como acará brasilis) e o piau três-pintas. Ele destacou também que a coloração da água chamou atenção durante a vistoria.

“A gente ainda não sabe qual foi o motivo, mas a água do rio está bastante verde e esses peixes estão morrendo”, explicou.

Foto: João Dias

A Semmam informou que, neste primeiro momento, não é possível determinar a causa da mortandade. João Dias ressaltou que diferentes fatores podem ter provocado o problema, tanto externos quanto internos ao ecossistema.

“Os peixes podem ser atingidos por fatores abióticos, que vêm de fora para dentro, ou fatores bióticos, que acontecem dentro do próprio rio”, pontuou.

Para identificar a origem do problema, a secretaria anunciou a contratação de uma empresa especializada para análise da água. Entre os parâmetros que serão avaliados estão o nível de oxigênio dissolvido e a turbidez, além de outros indicadores ambientais.

“A Secretaria de Meio Ambiente já está tomando providências, contratando uma empresa para analisar os parâmetros da água. Só assim vamos chegar a uma conclusão sobre o que está causando essa mortandade”, afirmou o diretor.

*Com informações do repórter Robson Nascimento

Comentários

Leia também

Feira de Santana
Motociata contra violência às mulheres recebe apoio da Secretaria da Mulher em Feira de Santana

Motociata contra violência às mulheres recebe apoio da Secretaria da Mulher em Feira de Santana

Ação promovida por mototaxistas e motoentregadores acontece neste sábado (11), com concentração...
Feira de Santana
Bancários realizam paralisação contra condições de trabalho em agência de Feira de Santana

Bancários realizam paralisação contra condições de trabalho em agência de Feira de Santana

Manifestação de advertência foi realizada nesta sexta-feira (10) na unidade da Avenida...