Educação

Secretária de Educação destaca avanços na educação da Bahia e implementação da lei do uso do celular

A Lei 15.100 já está sendo implementada em diversas unidades, garantindo que os dispositivos sejam utilizados como ferramentas pedagógicas, sem prejudicar a concentração dos estudantes.

11/02/2025 08h10
Secretária de Educação destaca avanços na educação da Bahia e implementação da lei do uso do celular
Foto: Robson Nascimento

A Secretaria de Educação da Bahia segue implementando estratégias inovadoras para aprimorar o ensino na rede estadual, garantindo mais qualidade de aprendizagem, saúde mental dos estudantes e combate à evasão escolar. Segundo a secretária de Educação, Rowenna Brito, as iniciativas estão alinhadas com um pacto coletivo que envolve governo, sociedade e famílias.

“A função de uma lei como essa – de garantir a saúde dos nossos estudantes – é justamente assegurar a aprendizagem. Aqui na Bahia, temos um plano sólido, e o governador Jerônimo Rodrigues reuniu, no último sábado, todos os núcleos territoriais para alinhar essas diretrizes”, destacou Rowenna.

Uma das medidas inovadoras adotadas é a regulamentação do uso do celular em sala de aula. A Lei 15.100 já está sendo implementada em diversas unidades, garantindo que os dispositivos sejam utilizados como ferramentas pedagógicas, sem prejudicar a concentração dos estudantes.

“Nós não vamos tirar o celular da vida do estudante, mas vamos usá-lo com qualidade. Estamos entregando tablets para os alunos e desenvolvendo projetos como o ‘Agências de Notícias’, que ensina os jovens a produzir e compartilhar boas informações. Mas tudo com orientação. Educação não é poder de polícia, então precisamos do apoio das famílias para garantir o cumprimento dessas diretrizes”, explicou a secretária.

Outro ponto de destaque é a atenção à saúde mental dos alunos, principalmente diante da nova regulamentação do uso de tecnologia. O governador Jerônimo Rodrigues deve anunciar, em breve, ações voltadas ao fortalecimento da saúde dos estudantes e estratégias de busca ativa para evitar a evasão escolar.

“Sabemos que, ao restringir o uso do celular, alguns alunos podem sentir abstinência e precisarão de acompanhamento especial. Além disso, trabalhamos para garantir que ninguém deixe de frequentar a escola por conta dessa adaptação. O governador fará anúncios importantes nesse sentido, consolidando uma grande entrega para a educação da Bahia”, revelou Rowenna Brito.

A Secretaria de Educação também está ampliando a oferta de cursos técnicos em toda a Bahia. Atualmente, todos os 417 municípios contam com cursos que dialogam com os arranjos produtivos locais, facilitando o ingresso dos estudantes no mercado de trabalho.

“Temos jovens que voltaram para a escola por causa dos cursos técnicos. Aqui, por exemplo, já há alunos garantindo o primeiro emprego graças a essa iniciativa. Além disso, o programa Bolsa Presença ajuda na permanência dos estudantes, oferecendo suporte financeiro para que não precisem abandonar os estudos para trabalhar”, afirmou a secretária.

A estratégia também inclui programas como o Mais Estudo, que permite que alunos com bom desempenho atuem como monitores de português, matemática e iniciação científica dentro das próprias unidades escolares.

“Fui recebida por três estudantes aprovados na Universidade Federal da Bahia (UFBA), todos ex-monitores do Mais Estudo. Isso mostra que estamos no caminho certo. Nosso próximo passo é garantir a permanência desses alunos no ensino superior, com iniciativas como o Partiu Estágio e o Mais Futuro”, completou Rowenna.

Outro desafio enfrentado pela Secretaria de Educação é a evasão escolar provocada pela repetência. Dados apontam que um estudante reprovado tem cinco vezes mais chances de abandonar a escola. Para evitar esse cenário, a Bahia implementou um acompanhamento pedagógico diferenciado para alunos com dificuldades em componentes curriculares específicos.

“Nós não queremos manter os estudantes na escola de qualquer jeito. Aqui há acompanhamento com professores tutores, dedicados a auxiliar aqueles que ficaram com pendências no ano anterior. Nosso objetivo é garantir que eles concluam seus estudos com qualidade”, ressaltou a secretária.

*Com informações do repórter André Silva

Comentários

Leia também

Educação
Brasil tem déficit em matemática; 70% dos estudantes apresentam dificuldades na disciplina

Brasil tem déficit em matemática; 70% dos estudantes apresentam dificuldades na disciplina

Cenário coloca o Brasil cerca de três anos atrás da média global
Educação
Lei sobre uso de celulares nas escolas é regulamentada pelo governo

Lei sobre uso de celulares nas escolas é regulamentada pelo governo

Regras foram regulamentadas nesta quarta-feira (19)
Educação
Projeto de lei propõe detectores de metais nas escolas baianas

Projeto de lei propõe detectores de metais nas escolas baianas

Objetivo é impedir a entrada de armas nas escolas baianas e proteger a comunidade escolar...