Educação

SEC publica edital para processo seletivo de candidatos ao Mais Estudo

Serão ofertadas 52 mil vagas, distribuídas nas unidades escolares dos 27 Núcleos Territoriais de Educação (NTE)

14/02/2025 17h20
SEC publica edital para processo seletivo de candidatos ao Mais Estudo
Foto: Ascom/SEC

A Secretaria da Educação do Estado da Bahia (SEC) publicou no Diário Oficial do Estado (DOE), desta sexta-feira (14), o edital referente aos critérios e procedimentos para o processo seletivo de estudantes do Ensino Fundamental (8º e 9º ano), do Ensino Médio e da Educação Profissional da rede estadual de ensino para o Mais Estudo. O programa visa a participação deles como monitores em atividades de auxílio e reforço de aprendizagem, prioritariamente nos componentes curriculares de Língua Portuguesa e Matemática, além de Biologia e Iniciação Científica. O investimento que assegura o repasse de valores para as bolsas-auxílio é realizado pelo Fundo de Combate à Pobreza (Funcep) e por meio de recursos próprios da SEC.

Serão ofertadas 52 mil vagas, distribuídas nas unidades escolares dos 27 Núcleos Territoriais de Educação (NTE). Conforme o edital, a prioridade da monitoria é para os componentes curriculares de Língua Portuguesa e Matemática, tendo em vista a importância destes como base de aprendizagem para os demais componentes do currículo escolar. O cronograma relacionado à seleção para o Mais Estudo será divulgado posteriormente, com uma antecedência de 30 dias do prazo da inscrição do programa de Estado, assim denominado após instituída a Lei nº 14.306/ 2021.

Critérios – Os estudantes candidatos à monitoria do Mais Estudo terão que seguir critérios como, por exemplo, estarem matriculados no ano de 2025 na rede estadual de ensino; possuírem Cadastro de Pessoal Física (CPF); e terem obtido aproveitamento no componente curricular para o qual pleiteiam a monitoria com média igual ou superior a 8,0 no ano anterior. Para participar do programa, as unidades escolares devem acessar o Sistema de Gestão do Mais Estudo no Portal da Educação (www.educacaobahia.com.br), seguindo as instruções.

O investimento que assegura o repasse de valores para as bolsas-auxílio aos estudantes monitores, é realizado pelo Fundo de Combate à Pobreza (FUNCEP) e por recursos próprios da Secretaria da Educação.

Ao ofertar monitoria aos estudantes da rede estadual, estimulando a sua participação em ações de auxílio à aprendizagem e promovendo a transversalidade entre os componentes e as áreas do conhecimento, a SEC visa a promoção do acesso; a permanência dos estudantes; o combate à evasão escolar; e a potencialização do desempenho e do protagonismo estudantil. O Mais Estudo foi definido como programa após instituída a Lei nº 14.306/2021, se consolidando como uma ação estratégica em busca da melhoria do processo de aprendizagem, a partir cooperação entre docentes, gestores, estudantes e comunidade escolar.

Comentários

Leia também

Educação
Projeto da Uefs está entre os 9 finalistas de prêmio da TV Globo

Projeto da Uefs está entre os 9 finalistas de prêmio da TV Globo

A premiação será destaque nacional no programa Especial LED, que será exibido pela...
Educação
Governo do Estado nomeia 842 educadores convocados através de concurso público

Governo do Estado nomeia 842 educadores convocados através de concurso público

São 609 professores nomeados, além de 233 coordenadores pedagógicos
Educação
Inscrições para o pré-vestibular gratuito Universidade para Todos são prorrogadas e seguem até 2 de abril

Inscrições para o pré-vestibular gratuito Universidade para Todos são prorrogadas e seguem até 2 de abril

Este ano, o governo estadual está investindo R$ 18  milhões no programa que vai ofertar...