Educação

Reunião pedagógica tem dança e reflexões sobre o tempo na Escola João Paulo I

As aulas deste semestre da Escola João Paulo I (JPI) iniciaram nesta quarta-feira (6)

06/07/2022 13h21
Reunião pedagógica tem dança e reflexões sobre o tempo na Escola João Paulo I
Foto: Divulgação

As aulas deste semestre da Escola João Paulo I (JPI) iniciaram nesta quarta-feira (6), mas os preparativos para esse momento vinham sendo realizados desde o recesso. Nesta terça-feira (5), por exemplo, a direção JPI recebeu a equipe pedagógica com dança, café da manhã, oração, teatro e reflexões sobre o tempo. “A memória precisa registrar que você voltou para este lugar, que está limpo e purificado. A outra parte quem traz são vocês”, declarou a diretora da Educação Infantil e 1º Ano, pró Judinara Braz. 

O café da manhã foi realizado na área do segmento citado e a diretora do Ensino Fundamental I e II, pró Cassia Braz, apresentou o motivo da escolha do local. “Escolhemos esse lugar para que possamos estar em locais que não temos o hábito de caminhar, para que possamos olhar para nossa escola com mais encantamento”, afirmou. A oração foi conduzida pelo vice-diretor da Educação Infantil, professor Walmir Mota, acompanhado pelo músico Onofre Pereira. “Que a presença de Deus abençoe mais a JPI para que ela possa ser local de partilha, colaboração… Que Ele nos abençoe para que possamos ter entusiasmo ao virmos trabalhar”, clamou.

Na sequência, o professor de dança, Marcos Lima, colocou todos para dançarem individualmente e em dupla, o que trabalhou o ritmo de cada um e provocou reflexões sobre o tempo na educação. “Você, professor, é par da nossa escola. E como vimos hoje, precisamos estar alinhados para dançarmos juntos a música da educação, que não toca sempre na mesma batida. Ela acelera, desacelera, pausa, silencia, muda o ritmo… e é aí, quando achamos que vamos tropeçar, que precisamos voltar para nossa essência”, disse pró Cassia Braz.

A diretora do Fundamental I e II acrescentou que, quando menos se espera, professores ‘cantarolam’ planos de aula; ensaiam projetos e sequências didáticas; tentam ‘fazer orquestra’ com estudantes. “A música da educação está dentro da gente, ecoando… Por isso a gente [direção] escolheu ser escola e você escolheu ser professor… Porque todos nós sentimos a educação. Nossa JPI tem 50 anos e está na pista, se movimentando entre permanências e mudanças; agarrando-se ao que o tempo não conseguiu levar e desprendendo-se do que ele já levou. Por isso, não mais importa a batida que vai tocar, nós vamos continuar dançando”, concluiu. Os professores definiram o momento da dança com palavras como liberdade, ajuste, respeito, estímulo, parceria, alegria e inclusão. A professora de teatro da JPI, Lívia Dantas, interpretou e declamou ‘Oração ao Tempo’, de Caetano Veloso.

Comentários

Leia também

Educação
Aprovados no Fies do 2º semestre devem complementar inscrição a partir desta quarta-feira

Aprovados no Fies do 2º semestre devem complementar inscrição a partir desta quarta-feira

Procedimento é feito pelo site do programa até a próxima sexta-feira, 19 de agosto....
Educação
Famílias aprovam desempenho dos estudantes nas Aulas Públicas em Inglês 

Famílias aprovam desempenho dos estudantes nas Aulas Públicas em Inglês 

“Essas aulas são ações pedagógicas que integram o programa de socialização e avaliação...
Educação
Uefs convoca aprovados em concurso de 2018

Uefs convoca aprovados em concurso de 2018

Os candidatos convocados devem comparecer à Gerência de Recursos Humanos até o dia 8...