Retinoblastoma: especialista destaca tratamento para o câncer que acomete crianças
Dr. Marcus Bissiguine explica formas de identificar os sintomas
O retinoblastoma é um câncer raro, em que a incidência é maior até os 5 anos de idade ou em lactentes, chegando a uma média de 400 casos por ano no Brasil. O Teste do Olhinho é fundamental e deve ser repetido durante os primeiros meses de vida para identificar a doença.
Quando detectada em estágio inicial, o retinoblastoma é curável e tem grandes chances de preservação da visão. O oftalmologista Marcus Bissiguine destacou sintomas que os pais devem se atentar: o reflexo branco no olho da criança em fotografias com flash, o olho um pouco torto e em idades maiores a dificuldade para enxergar.
“Nós temos que ficar de olho nos recém-nascidos, que é aí que vai aparecer com maior frequência. […] Porque o câncer não vai aparecer depois dos 6 anos de idade” explica o médico. O diagnóstico precoce através do exame é importante para iniciar o tratamento o mais cedo possível e poder manter a visão da criança mesmo com o retinoblastoma.
A quimioterapia, radioterapia e fotocoagulação (laser) são alguns dos tratamentos, que serão definidos de acordo com o estágio da doença e têm mostrado bons resultados. Em alguns casos mais graves, é preciso recorrer à retirada cirúrgica do globo ocular.
É necessário que o Teste do Olhinho seja feito com frequência para garantir a qualidade de vida da criança e uma recuperação de sucesso em diagnósticos precoces.