Requerimento ao INSS: advogada previdenciária ressalta direito dos trabalhadores rurais a benefícios
Os benefícios da Previdência referem-se aos pagamentos em dinheiro concedidos aos cidadãos afiliados ao sistema público de seguridade social.
Os benefícios da Previdência referem-se aos pagamentos em dinheiro concedidos aos cidadãos afiliados ao sistema público de seguridade social. Esses pagamentos podem ser obtidos por meio de contribuições diretas ou indiretas para o Regime Geral da Previdência Social (RGPS), são realizados no decorrer da vida laboral dos segurados para o INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) que, em contrapartida, oferece auxílios mensais, como aposentadorias, auxílio-acidente, doença ou salário-maternidade.
De acordo com Maitê cruz, advogada previdenciária, cidadãos que contribuem para o INSS, mesmo em condição de trabalhador rural, têm o direito de solicitar benefícios em casos de necessidade
“Tendo o cidadão contribuindo para o INSS, mesmo em condição de trabalhador rural, ele pode em um momento de necessidade solicitar esse benefício, que é sempre recebido em dinheiro e de forma mensal. Os benefícios mais solicitados são a aposentadoria especial para o trabalhador rural, seja por idade ou auxílio doença, a aposentadoria por idade do trabalhador urbano, pensão por morte e salário maternidade. Existe também o auxílio acidente e auxílio doença, ambos podem ser incapacidade permanente ou temporária”, ressalta a advogada, em entrevista portal De Olho na Cidade.
Para obter qualquer um desses benefícios apresentados, é preciso entrar com um requerimento junto ao INSS.
“De modo geral não é complicado conseguir o benefício, temos várias agências da previdência social espalhadas pelas cidades, aqui em Feira de Santana são duas agências. O cidadão pode acessar diretamente uma agência, ou pode procurar um profissional da área. O essencial é você contribuir para o INSS e estar vinculado ao órgão, depois entender seu direito e saber sua condição para buscar o benefício”, indica.