Brasil

Requerimento ao INSS: advogada previdenciária ressalta direito dos trabalhadores rurais a benefícios

Os benefícios da Previdência referem-se aos pagamentos em dinheiro concedidos aos cidadãos afiliados ao sistema público de seguridade social.

03/07/2023 13h13
Requerimento ao INSS: advogada previdenciária ressalta direito dos trabalhadores rurais a benefícios

Os benefícios da Previdência referem-se aos pagamentos em dinheiro concedidos aos cidadãos afiliados ao sistema público de seguridade social. Esses pagamentos podem ser obtidos por meio de contribuições diretas ou indiretas para o Regime Geral da Previdência Social (RGPS), são realizados no decorrer da vida laboral dos segurados para o INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) que, em contrapartida, oferece auxílios mensais, como aposentadorias, auxílio-acidente, doença ou salário-maternidade.

De acordo com Maitê cruz, advogada previdenciária, cidadãos que contribuem para o INSS, mesmo em condição de trabalhador rural, têm o direito de solicitar benefícios em casos de necessidade

“Tendo o cidadão contribuindo para o INSS, mesmo em condição de trabalhador rural, ele pode em um momento de necessidade solicitar esse benefício, que é sempre recebido em dinheiro e de forma mensal. Os benefícios mais solicitados são a aposentadoria especial para o trabalhador rural, seja por idade ou auxílio doença, a aposentadoria por idade do trabalhador urbano, pensão por morte e salário maternidade. Existe também o auxílio acidente e auxílio doença, ambos podem ser incapacidade permanente ou temporária”, ressalta a advogada, em entrevista portal De Olho na Cidade.

Para obter qualquer um desses benefícios apresentados, é preciso entrar com um requerimento junto ao INSS.

“De modo geral não é complicado conseguir o benefício, temos várias agências da previdência social espalhadas pelas cidades, aqui em Feira de Santana são duas agências. O cidadão pode acessar diretamente uma agência, ou pode procurar um profissional da área. O essencial é você contribuir para o INSS e estar vinculado ao órgão, depois entender seu direito e saber sua condição para buscar o benefício”, indica.

Comentários

Leia também

Brasil
CNU: Governo divulga lista de aprovados

CNU: Governo divulga lista de aprovados

Resultado final estava previsto para 11 de fevereiro, mas foi antecipado após decisão...
Brasil
Segunda Turma do STF decide por condenação de réus da Boate Kiss
Brasil
Barroso abre os trabalhos no STF e diz que Corte deve decidir questões mais “complexas”

Barroso abre os trabalhos no STF e diz que Corte deve decidir questões mais “complexas”

Presidente também citou que o STF foi alvo de ataques democráticos há dois anos