Representante de Feira no Miss Bahia pretende enaltecer cultura local e a causa feminista
Como Miss, Rebece Sampaio pretende trazer mais visibilidade para a cultura feirense e para a causa feminina

Feira de Santana tem uma representante disputando o Miss Bahia (CNB) 2023, a Rebeca Sampaio, de 24 anos. Licenciada em Letras e pós-graduanda em neuropsicopedagogia, Rebeca afirma que pretende usar seu lugar de Miss para promover a representatividade e engajamento social.
“O mundo miss não é apenas sobre beleza, fala muito mais que isso, especialmente o CNB, que está muito ligado a projetos sociais e problemas que ficam invisibilizados. Isso tudo me motivou a fazer parte e dar voz a quem precisa”, conta Rebeca em entrevista ao De Olho na Cidade, que também é pós-graduanda em em Metodologia de Ensino em Língua Portuguesa e Literatura Brasileira.
Rebeca se empenha na valorização da educação pública de qualidade, pois reconhece que a educação é um dos pilares da sociedade e permite o desenvolvimento de um futuro melhor para todos.
Ela também deseja utilizar a visibilidade do concurso como forma de enaltecer a cultura do nordeste, carregando consigo o lema ‘minhas raízes antes de qualquer coisa’. A Miss Feira relata que já foi vítima de agressão em sua adolescência e entrou com medida protetiva contra o agressor, e por esta razão, utilizará a sua história e a sua voz para ajudar outras mulheres.
“Eu sei que eu não sou só uma, eu sou uma em milhares. Isso me dá força para falar desse assunto com muita veracidade e sempre é um assunto que levo para todos os lugares, pois eu sei da necessidade de dar voz às mulheres. No meu caso, eu vi a Justiça falhar, o agressor ainda vive na minha outra cidade sendo a pessoa perigosa que ele é, porque a Justiça não fez eu me sentir segura. Eu vejo como a Justiça falha quando se trata das mulheres e ainda há muito a percorrer para termos equidade”, aponta.
Segundo sua consultora de imagem, Rebeca Caribé, a meta é que com a passagem pelo Miss Bahia possa levar Rebeca para conquistas ainda maiores, inclusive, o Miss Brasil.
“Rebeca é muito inteligente, não é só beleza que a fará chegar lá, mas também todo o conhecimento que ela tem para falar, inclusive sobre nossa cidade, porque Feira é rica culturalmente e isso precisa ser espalhado por ai”, diz a consultora.
Criada por mulheres fortes, Rebeca Sampaio, nasceu no município de Mairi, mudou-se para Feira de Santana para batalhar pelos seus sonhos e foi acolhida pela Princesa do Sertão.