Educação

Rede estadual de ensino inicia eleições para líderes municipais, nesta terça-feira (8)

A votação, que segue até o dia 18 de abril, mobiliza estudantes da rede estadual dos 27 Núcleos Territoriais de Educação (NTEs).

08/04/2025 16h00
Rede estadual de ensino inicia eleições para líderes municipais, nesta terça-feira (8)
Foto: Bruna Alves

A Secretaria da Educação do Estado da Bahia (SEC) dá início, nesta terça-feira (8), à etapa de escolha dos líderes de classe que representarão seus respectivos municípios e atuarão nos espaços de diálogo e decisões sobre a educação pública. A votação, que segue até o dia 18 de abril, mobiliza estudantes da rede estadual dos 27 Núcleos Territoriais de Educação (NTEs).

O líder municipal é o estudante escolhido para representar todos os alunos das escolas estaduais de sua cidade. Sua função é coordenar ações estudantis, propor melhorias nas políticas educacionais e colaborar com conselhos e fóruns de educação. Ele também dialoga com os líderes escolares de cada unidade, ajuda a mediar conflitos, ouve sugestões e as leva para decisões junto ao NTE e às entidades estudantis municipais. Em cidades com uma única escola estadual, o próprio líder escolar assume também o papel de líder municipal. Onde há duas escolas, a escolha deve ser feita de forma consensual ou por votação. Já nos municípios com três ou mais unidades, ocorre uma eleição entre os líderes escolares para definir o representante municipal.

A eleição é realizada de forma virtual, por meio de formulários organizados pelos NTEs. Apenas podem se candidatar os estudantes que já atuam como líderes escolares em suas respectivas unidades, uma vez que o líder municipal deve ser escolhido entre esses representantes.

Em Salvador, por conta do grande número de escolas estaduais e das diferentes realidades de cada unidade, a eleição segue um formato adaptado. A capital foi dividida em polos regionais — Subúrbio/Cidade Baixa, Cajazeiras/Pau da Lima e Cabula/Mata Escura — e os estudantes elegem representantes por polo, ao invés de um único líder municipal. Isso garante maior representatividade e aproxima os líderes das demandas específicas de cada região da cidade.

Sobre o programa – O Programa Líderes de Classe tem como objetivo incentivar os estudantes a reconhecerem seu papel como agentes sociais e políticos dentro da escola. Ao vivenciarem um modelo de democracia representativa, os jovens aprendem como funcionam os processos eleitorais e representações sociais, organizando pautas internas das escolas e atuando junto à gestão para melhorar o ambiente escolar e enfrentar desafios sociais. A eleição de líderes acontece em diferentes níveis – sala de aula, escola, município e território -, garantindo que a voz dos estudantes seja ouvida em todas as instâncias.

Comentários

Leia também

Educação
Secretaria de Educação lança concurso de desenho para estudantes da Educação Municipal

Secretaria de Educação lança concurso de desenho para estudantes da Educação Municipal

Iniciativa promove criação do mascote oficial da Seduc com direito a premiação
Educação
Aluno do CPM Lobato conquista medalha de bronze na Sérvia

Aluno do CPM Lobato conquista medalha de bronze na Sérvia

Kaleb foi selecionado para participar de campeonato de boxe
Educação
Professores podem ganhar documento oficial de identificação

Professores podem ganhar documento oficial de identificação

Documento busca facilitar acesso a prerrogativas e combater fraudes