Educação

Rede estadual atinge marco inédito na Educação Profissional e Tecnológica

Cerca de 200 mil vagas presenciais serão abertas nas 574 escolas da rede estadual

08/01/2025 17h00
Rede estadual atinge marco inédito na Educação Profissional e Tecnológica
Foto: ASCOM

De acordo com a Secretaria da Educação do Estado da Bahia, pela primeira vez serão ofertados cursos técnicos em todos os municípios baianos, neste ano de 2025, articulada à Educação Integral e ao Ensino Médio de Tempo Parcial. Cerca de 200 mil vagas presenciais serão abertas nas 574 escolas da rede estadual. A EPT consolida-se como projeto estratégico para o desenvolvimento socioeconômico da Bahia, bem como as demais políticas públicas.

“Estamos ampliando horizontes e garantindo que cada jovem baiano e trabalhador tenham acesso a uma formação técnica de qualidade, conectada ao mundo do trabalho e às demandas dos arranjos produtivos locais e dos territórios. É um passo decisivo para transformar vidas e comunidades”, declarou o superintendente da Educação Profissional e Tecnológica da Secretaria da Educação do Estado (SEC), Ezequiel Westphal.

Entre as parcerias estratégicas estão empresas como a BYD, que requerem mão de obra qualificada em áreas como Mecatrônica, Petróleo e Gás, e Eletrotécnica. Além disso, o Projeto Agroecológico Integrado Sustentável (PAIS) será ampliado para promover cursos de agroecologia e práticas sustentáveis.
O projeto também conta com programas federais, como o Pronatec, Projovem Urbano e Campo, e Saberes da Terra, além de parcerias com o Sistema Nacional de Aprendizagem para cursos de qualificação profissional.

Investimentos de R$ 1,8 bilhão em infraestrutura, laboratórios técnicos e programas como Bolsa Presença e Mais Estudo demonstram o compromisso do governo.

Encontros estudantis, como Seminários Territoriais, Festival de Ciências (Feciba) e Educa Mais Bahia, complementam a proposta.

Comentários

Leia também

Educação
Governo do Estado convoca mais 642 novos profissionais para a Educação

Governo do Estado convoca mais 642 novos profissionais para a Educação

A nova convocação traz os nomes de 471 professores e 171 coordenadores pedagógicos