Política

Real Time: Pesquisa mostra ACM Neto com 60% dos votos válidos e Jerônimo com 29%

Ex-prefeito de Salvador lidera em todos os cenários

05/09/2022 09h44
Real Time: Pesquisa mostra ACM Neto com 60% dos votos válidos e Jerônimo com 29%
Foto: Divulgação/TV Band; Camila Souza/GOVBA

A nova rodada da pesquisa Real Time Big Data, encomendada pela Record TV e divulgada nesta segunda-feira (5), mostrou ACM Neto (União Brasil) com 25 pontos percentuais (p.p.) sobre o segundo colocado, Jerônimo Rodrigues (PT), na disputa pelo Governo da Bahia. No cenário estimulado, quando uma lista com o nome dos candidatos é apresentada ao eleitor, o ex-prefeito de Salvador marcou 49%, enquanto o petista pontuou 24%. João Roma, do PL, foi escolhido por 9% dos entrevistados.

De acordo com o levantamento, os outros candidatos não pontuaram no cenário para o primeiro turno. São eles: Marcelo Millet (PCO), Kleber Rosa (PSOL) e Giovani Damico (PCB). Ao todo 10% não souberam responder o questionamento.

No cenário espontâneo, quando o eleitor não recebe uma lista com as opções, o ex-prefeito de Salvador marcou 30%. Jerônimo foi escolhido por 13% dos entrevistados e Roma por 5%. Outros candidatos somaram 2% das escolhas no cenário. 40% não souberam responder.

Entre os votos válidos, ou seja, sem nulos ou brancos, ACM Neto tem 60% — o suficiente para uma vitória em primeiro turno. Jerônimo tem 29% e João Roma, 11%.

Além de analisar a intenção de voto nos tradicionais cenários estimulado e espontâneo para o primeiro turno das eleições ao Governo da Bahia, a pesquisa Real Time Big Data revelou a pontuação de cada postulante ao Palácio de Ondina por região.

O ex-prefeito de Salvador, ACM Neto (União Brasil), lidera em todas as sete regiões do estado analisadas pelo levantamento. A maior vantagem do carlista para o candidato do PT, Jerônimo Rodrigues, segundo colocado nas pesquisas, pode ser observada na região metropolitana de Salvador (RMS).

Na RMS, Neto foi escolhido por 54% dos entrevistados. Jerônimo apareceu com apenas 18% das intenções de voto, enquanto João Roma (PL) pontuou 12%. Os demais candidatos não pontuaram na região. Brancos e nulos somaram 6% e 10% não souberam responder.

Já a região com a menor diferença entre ACM Neto e Jerônimo Rodrigues foi o Nordeste do estado. Nela, o ex-prefeito pontuou 41%, enquanto o petista obteve 31% das escolhas dos eleitores. João Roma aparece com 7% na localidade. Nulos e Brancos somaram 12% e 9% não souberam responder.

Na região do Centro-Sul baiano, ACM Neto marcou 42% das intenções de voto. Jerônimo pontuou 28% e, Roma, 7%. Marcelo Millet, do PCO, obteve 1% das escolhas. Brancos e nulos marcaram 9%, enquanto 13% não souberam responder.

Já na região do Centro-Norte da Bahia, ACM Neto foi escolhido por 43% dos entrevistados. Ao todo, 31% optaram por Jerônimo Rodrigues e 5% pelo candidato do PL. Brancos e nulos somaram 7% e 14% não souberam responder.

Na região Sul do estado, o ex-prefeito de Salvador pontuou 47%. O petista marcou 21%, enquanto João Roma atingiu 12% das escolhas. Nulos e brancos somara 7% e 13% não souberam responder.

Na região do Vale do São Francisco, ACM Neto lideram com 50% das inteções de voto. Jerônimo marocu 20% e João Roma apenas 4%. Kleber Rosa, do PSOL, pontuou 1% no local. Nulos e brancos somaram 10% e 15% não souberam responder.

Por fim, no Extremo-Oeste da Bahia, é possível observar uma grande vantagem de ACM Neto. O ex-prefeito pontuou 54% na região, enquanto Jerônimo Rodrigues 23%. João Roma foi escolhido por 13% dos entrevistados. Brancos e nulos somaram 5% e outros 5% não souberam responder.

A Real Time Big Data, registrada no TSE sob o número BA-04374/2022, ouviu 1.200 pessoas, entre 2 e 3 de setembro. A margem de erro é de três pontos percentuais e o nível de confiança é de 95%.

*Bahia.ba

Comentários

Leia também

Política
Sérgio da APLB assume mandato como vereador em Santo Estevão com foco na educação

Sérgio da APLB assume mandato como vereador em Santo Estevão com foco na educação

Eleito com 644 votos, Sérgio destacou seu compromisso com a educação e afirmou que essa...
Política
Lula veta artigos da LDO de 2025 que protegiam emendas parlamentares

Lula veta artigos da LDO de 2025 que protegiam emendas parlamentares

Decisão elimina dispositivos que restringiam bloqueios de emendas e ajusta regras para...
Política
Dino libera parte das emendas para cumprir piso da saúde

Dino libera parte das emendas para cumprir piso da saúde

Em manifestações ao longo desta semana, o governo federal havia falado da necessidade...