Política

Defesa pede que Bolsonaro cumpra pena em regime domiciliar humanitário

Os advogados também solicitaram que ele tenha autorização para sair de casa apenas para tratamentos médicos

21/11/2025 16h43
Defesa pede que Bolsonaro cumpra pena em regime domiciliar humanitário
Foto: : Ton Molina/STF

A defesa do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) pediu ao Supremo Tribunal Federal (STF) que a pena em regime fechado, prestes a ser executada, seja substituída por prisão domiciliar humanitária. Os advogados também solicitaram que ele tenha autorização para sair de casa apenas para tratamentos médicos.

Na petição, a defesa afirma que enviar Bolsonaro para um presídio representaria “risco concreto e imediato à integridade física e à própria vida”, citando a “situação precária” da Penitenciária da Papuda, onde ele poderia cumprir a pena.

Os advogados alegam que Bolsonaro tem a saúde “profundamente debilitada”, mencionando infecções pulmonares, esofagite, gastrite, um câncer de pele, sequelas do atentado de 2018 e crises recorrentes de soluço. Para eles, diante desse histórico, “um mal grave ou súbito não é uma questão de ‘se’, mas de ‘quando’”.

A defesa cita como precedente o caso do ex-presidente Fernando Collor, condenado por corrupção e autorizado pelo ministro Alexandre de Moraes a cumprir pena em casa, em uma cobertura de alto padrão em Maceió.

Comentários

Leia também

Política
Em Salvador, Lula diz que está pronto para enfrentar fascistas na eleição

Em Salvador, Lula diz que está pronto para enfrentar fascistas na eleição

Petista diz que vai disputar com quem vier e que "mentira não vai prevalecer" na campanha...
Política
Lula critica Trump e diz que EUA ameaçam acabar com a ONU

Lula critica Trump e diz que EUA ameaçam acabar com a ONU

Segundo o petista, o mundo vive um momento “muito crítico” na política internacional...
Política
Geraldo Júnior destaca reforma agrária em ato do MST com presença de Lula

Geraldo Júnior destaca reforma agrária em ato do MST com presença de Lula

Evento serviu de palco para anúncios estruturantes no setor agrário e para o reforço...