Jornada Mundial da Juventude

Próxima Jornada Mundial da Juventude será em Seul, Coreia do Sul

É a primeira vez que o festival retorna à Ásia desde 1995.

06/08/2023 12h21
Próxima Jornada Mundial da Juventude será em Seul, Coreia do Sul
Foto: JMJ Lisboa 2023

A próxima cidade da Jornada Mundial da Juventude, em 2027, será na cidade de Seul, capital da Coreia do Sul. O anúncio foi realizado pelo Papa Francisco neste domingo (6), último dia da Jornada 2023, sediada em Lisboa, Portugal.

É a primeira vez que o festival retorna à Ásia desde 1995. Para a jovem Maria Clara, de São Paulo, a escolha foi interessante.

“É uma escolha legal, mas é um choque de cultura, principalmente para nós brasileiros. Já sentimos essa mudança na Europa, então imagino que na Coreia será mais chocante ainda. Mas, vai ser muito bom, se Deus quiser”, expressou a jovem.

Maria Clara | Foto: Jorge Biancchi

O brasileiro Angelo Silva, de Brasilia, destacou que a evangelização na Coreia do Sul, tem crescido.

“É um país que tem crescido na evangelização, tanto católica quanto evangélica, então vai ser uma experiência muito diferente, mas espero que seja muito bom. Por ser um país bem desenvolvido, creio que vai ser uma experiencia bem única na jornada. Já começa o projeto para Coreia, rezando e trabalhando para consegui. A interação entre os povos, dentro e fora dos eventos, foi que mais achei bonito, mesmo não entendendo algumas coisas, conseguimos ser felizes e ser fraternos”, contou o jovem.

Angelo Silva | Foto: Jorge Biancchi

Já o nordestino Pedro Gabriel, pontuou que o aumento do cristianismo na Coreia torna o país um bom lugar para a jornada.

“Temos visto pessoas lutando cada vez mais para defender sua fé católica, porque vivemos em um mundo que está se afastando do cristianismo. É sempre bom levar os jovens para evangelização e garantir que elas estão se aproximando de Deus. É ótimo conhecer coisas novas, pessoas novas e a Coreia é uma cultura diferente do Brasil, então será bastante interessante conhecê-la”, disse o nordestino, residente da cidade de Olinda, em Pernambuco.

Pedro Gabriel | Foto: Jorge Biancchi

Apesar da confirmação para a nação sul-coreana, alguns participantes tinham expectativa que Roma, na Itália, fosse anunciada. Conforme o brasileiro Ian Santos, o território italiano facilitaria o acesso dos brasileiros.

“A Coreia do Sul é uma região muito distante, para os brasileiros principalmente. Acho que Itália seria um ótimo lugar para muita gente conseguir chegar e para ser um evento grande assim como Lisboa foi”, opinou o jovem, residente de Brasília (DF).

*com informações de Jorge Biancchi, direto de Lisboa

Comentários

Leia também

Jornada Mundial da Juventude
Sacerdotes avaliam Jornada Mundial da Juventude 2023

Sacerdotes avaliam Jornada Mundial da Juventude 2023

Sacerdotes fazem balanço dos seis dias de evento
Jornada Mundial da Juventude
Casada com português, brasileira compartilha sua primeira experiência na JMJ
Jornada Mundial da Juventude
Feirenses desfrutam de último dia da Jornada Mundial da Juventude

Feirenses desfrutam de último dia da Jornada Mundial da Juventude

Jornada começou no dia 1º de agosto e se despede neste domingo, 6.