Projeto da Uefs está entre os 9 finalistas de prêmio da TV Globo
A premiação será destaque nacional no programa Especial LED, que será exibido pela TV Globo no dia 17 de abril, com apresentação de Eliana.
O projeto de extensão Alfagaris, desenvolvido pela Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs) em parceria com a Sustentare Saneamento S.A., está entre os nove finalistas do Prêmio LED – Luz na Educação 2025. A premiação integra o Movimento LED, uma iniciativa do Grupo Globo e da Fundação Roberto Marinho, que reconhece práticas transformadoras no campo da educação em todo o Brasil.
Criado em 2017, o Alfagaris envolve estudantes da graduação em Pedagogia da Uefs e tem como objetivo promover a alfabetização de trabalhadores da limpeza pública de Feira de Santana, articulando teoria e prática com forte impacto social. As aulas acontecem quatro vezes por semana no ponto de apoio da empresa Sustentare, no bairro Capuchinhos e já ultrapassa a marca de mais de 100 trabalhadores alfabetizados.
Segundo a coordenadora do projeto, professora Sandra Nivia Soares, o Alfagaris parte da compreensão de que a alfabetização precisa dialogar com o cotidiano, com os direitos e com a dignidade das pessoas envolvidas. “A gente não alfabetiza só para ensinar a ler e escrever, mas para que esses trabalhadores leiam e escrevam o mundo a partir de suas experiências. Por isso, o projeto articula tecnologia, aulas de campo, participação na Feira do Livro, visitas ao cinema, ao teatro, ao Observatório Antares, criando possibilidades concretas de acesso à cultura, à cidade e aos direitos”, destaca a docente.
O Prêmio LED 2025 selecionou nove projetos finalistas divididos em três categorias: educadores inovadores, estudantes inovadores e empreendedores/organizações inovadoras. Os selecionados apresentarão seus projetos a um júri, e dois vencedores por categoria receberão um prêmio de R$ 200 mil. O projeto Alfagaris concorre na categoria educadores inovadores.
A premiação será destaque nacional no programa Especial LED, que será exibido pela TV Globo no dia 17 de abril, com apresentação de Eliana. O programa vai apresentar as iniciativas finalistas e celebrar os projetos vencedores, dando visibilidade a quem tem transformado a educação brasileira com criatividade, afeto e compromisso social.
Com informações da assessoria de comunicação da UEFS