Educação

Proibição de celulares em escolas é aprovada no Senado; saiba o que muda

Agora, o texto segue para sanção presidencial e após esse trâmite, passará a vigorar já no próximo ano letivo

19/12/2024 06h46
Proibição de celulares em escolas é aprovada no Senado; saiba o que muda
Foto: Banco de Imagens/Pixabay

O Senado aprovou p projeto de lei que veta o uso de celulares nas escolas do Brasil. A Casa manteve o texto aprovado na Câmara dos Deputados na semana passada que proíbe a utilização dos dispositivos, mas permite que seja levado na mochila. Agora, o texto segue para sanção presidencial e após esse trâmite, passará a vigorar já no próximo ano letivo.

O projeto foi alvo de críticas por conter brechas que podem permitir que estudantes burlem a regra sob argumentos como liberdade de expressão e possam, por exemplo, filmar professores.

Ao Estadão, o deputado Renan Ferreirinha (PSD-RJ), relator do texto aprovado na Comissão de Constituição e Justiça da Câmara (CCJ) da Câmara, defendeu o texto e disse que a redação aprovada foi fruto de consensos possíveis para viabilizar a proposta.

O que diz a lei aprovada na Câmara:

Todos os alunos poderão portar o celular, mas sem utilizá-lo;

Uso do celular proibido em todas as etapas da educação básica (educação infantil até o ensino médio) em sala de aula, no recreio e nos intervalos de aula;

Uso permitido para fins pedagógicos sob orientação de educadores; para promover acessibilidade de alunos com deficiência; para garantia de direitos fundamentais;

Uso permitido em situações de estado de perigo, estado de necessidade, caso de força maior.

*Com informações Bahia.ba

Comentários

Leia também

Educação
Prazo para pedir isenção do Enem 2025 termina nesta sexta

Prazo para pedir isenção do Enem 2025 termina nesta sexta

Resultado sai em 12 de maio; recurso até dia 16
Educação
Governo estadual autoriza criação de 705 vagas para universidades estaduais

Governo estadual autoriza criação de 705 vagas para universidades estaduais

Oportunidades para professores e técnicos serão criadas por meio de novos concursos e...
Educação
Encerram nesta terça-feira inscrições para Fies 2025

Encerram nesta terça-feira inscrições para Fies 2025

Interessados devem se inscrever pelo Portal Único do MEC; programa financia graduação...