Educação

Produções de professores da rede municipal são lançadas em e-book

São 520 páginas com produções que relatam vivências, projetos e ações pedagógicas dos professores em sala de aula ou na formação docente

11/08/2022 07h07
Produções de professores da rede municipal são lançadas em e-book
Foto: Sara Silva

As experiências de professores dos anos finais do ensino fundamental deram origem ao e-book “Relatos docentes e tessituras curriculares”. O livro virtual foi lançado pela Secretaria Municipal de Educação em live no Youtube.

São 520 páginas com produções que relatam vivências, projetos e ações pedagógicas dos professores em sala de aula ou na formação docente. A obra coletiva é resultado do I Encontro Docente de Currículo Escolar (Endoce), ocorrido em 2019, e é composta por 27 textos produzidos por 41 docentes da rede municipal de Educação.

O livro é dividido em três eixos: Tessituras de Formação Docente; Tessituras com as Diferenças e Tessituras com Diferentes Áreas do Conhecimento. As professoras Elizabete Bastos, Ana Paula Soto, Marcia Torres Soares e Simone Dias de Oliveira, que coordenaram o I Endoce, foram as responsáveis por organizar a coletânea.

“Acreditamos que o processo de formação continuada de professoras e professores se constitui a partir de diálogos reflexivos que se dão intra e extra escola, de forma colaborativa entre seus pares. A escrita, através das narrativas elencadas, potencializa o letramento docente, e justifica-se por ser mais um espaço formativo”, destacou a professora conhecida como Beth Bastos.

Para a professora Thayara Santos, uma das colaboradoras do ebook, o lançamento foi um momento de emoção e representatividade da “luta diária dos professores em sala de aula”. Para ela, esta é uma forma de valorizar os docentes que se empenham para oferecer uma educação de qualidade, além de “mostrar para o mundo o que desenvolvem em sala de aula, promovendo atividades que fazem a diferença”.

A secretária de Educação, professora Anaci Paim, participa da obra com as “Primeiras Palavras”. Para ela, o ebook demarca o primeiro intento em publicizar textos resultantes de trabalhos desenvolvidos na educação pública municipal de Feira de Santana.

“A produção demarca a possibilidade de agregar novas leituras sob diferentes interpretações no cotidiano escolar. Reafirmamos o potencial dos nossos professores e as ricas possibilidades que se abrem com a troca de saberes que o livro proporciona”, pontua a secretária.

O download do livro pode ser obtido por meio do link: https://drive.google.com/file/d/1cU-dyXE54uL7CGZgKfvopLVmlUdf_BmZ/view?usp=sharing

*Secom

Comentários

Leia também

Educação
Estado sanciona lei que amplia oferta de cursos do Ensino Superior para educadores e trabalhadores da Educação

Estado sanciona lei que amplia oferta de cursos do Ensino Superior para educadores e trabalhadores da Educação

As unidades educacionais são voltadas para o desenvolvimento da modalidade de Educação...
Educação
Prefeitura discute acolhimento e educação para crianças de famílias imigrantes
Educação
Governo da Bahia e UFRB assinam acordo para criação de espaço referência em tecnologia assistiva e acessibilidade

Governo da Bahia e UFRB assinam acordo para criação de espaço referência em tecnologia assistiva e acessibilidade

Dentre as propostas do Ertaa estão cursos de capacitação para professores, estudantes...