Problemas no sono podem agravar hipertensão, alerta especialista
Médico explica a importância de uma boa noite de sono para a saúde.
Segundo a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), vinculada ao Ministério da Saúde, 72% dos brasileiros sofrem de doenças relacionadas ao sono. A apneia do sono é um distúrbio que se caracteriza por repetitivas pausas respiratórias durante a noite.
Em entrevista ao programa Jornal do Meio-Dia, o cirurgião bucomaxilofacial Gilmar Rocha explicou que é necessário conscientizar a população da importância do sono na qualidade de vida. O ronco é um sinalizador parar problemas no sono e através da polissonografia, o médico pode identificar se o sono do paciente está atingindo todos os estágios ou se há algum empecilho.
“O paciente pode agravar com apnea obstrutiva, por exemplo, a hipertensão. Alguns problemas mais relevante podem ser piorados com o quadro de apnea obstrutiva ou apnea do sono”, disse o médico sobre como problemas do sono afetam outras áreas da saúde, aumentando até os riscos de uma parada cardiorrespiratória ou acelerando excessivamente os batimentos cardíacos.
O cirurgião reforça quem nem todos os casos precisam de interação cirúrgica e que o paciente deve observar se está mais cansado, roncando muito, acordando com frequência durante a noite para que ele possa procurar um especialista que avalie um possível diagnóstico de transtornos do sono.