Educação

Prefeito assegura manutenção da metodologia cívico-militar na Escola Quinze de Novembro

Anúncio feito durante reunião com a comunidade escolar na noite desta quarta-feira

13/02/2025 07h52
Prefeito assegura manutenção da metodologia cívico-militar na Escola Quinze de Novembro
Fotos: Divulgação/SEDUC

Na noite de quarta-feira, 12 de fevereiro, o prefeito José Ronaldo de Carvalho, acompanhado do vice-prefeito e secretário de Educação, Pablo Roberto, esteve presente em uma reunião com cerca de 300 pais e responsáveis por alunos da Escola Municipal Quinze de Novembro, localizada no distrito de Jaíba. O encontro foi marcado por debates sobre o futuro da instituição, especialmente sobre a metodologia cívico-militar, adotada desde a inauguração da escola, em maio de 2024.

Durante a reunião, a comunidade escolar expressou seu desejo de manter a metodologia cívico-militar na escola, assim como a permanência do corpo docente que estava à frente da instituição no último ano. A comunidade pediu, ainda, que o ensino continuasse conforme o modelo que havia sido implantado.

A Escola Municipal Quinze de Novembro foi inaugurada com a proposta de oferecer um ensino baseado na metodologia cívico-militar, mas, em julho de 2023, o Governo Federal determinou o encerramento do programa em todo o Brasil. 

Em sua fala, o prefeito José Ronaldo de Carvalho fez questão de garantir que a escola manteria a metodologia cívico-militar em 2025. “Autorizamos, na presença do secretário Pablo, que adote as devidas providências para que o colégio continue funcionando dentro do estilo como ele vinha funcionando até o ano passado, ou seja, dentro do padrão militar, aquele tipo de ensino que é praticado no colégio militar. Então, nós autorizamos e o colégio vai continuar funcionando”, afirmou o prefeito.

Por sua vez, o secretário de Educação, Pablo Roberto, destacou a importância da reunião e a demanda da comunidade. “A comunidade solicitou a presença do prefeito, do secretário de Educação, para debater a continuidade da metodologia de ensino nessa escola. O prefeito explicou que, por conta da proibição legal por parte do Governo Federal em continuar como escola militar, a metodologia que estava sendo aplicada seria ajustada dentro da legislação vigente, mas que ele assegurou que toda a estrutura, a metodologia e o corpo docente seriam mantidos para o ano de 2025”, afirmou.

Com essa decisão, a Escola Municipal Quinze de Novembro continuará oferecendo à comunidade de Jaíba o ensino com a metodologia cívico-militar, atendendo a uma solicitação expressa dos pais e responsáveis. A expectativa é que o modelo, que já foi amplamente aceito pela comunidade escolar, siga contribuindo para a formação de alunos com valores e disciplina, características principais da proposta educacional adotada pela instituição.

Comentários

Leia também

Educação
Projeto de lei propõe detectores de metais nas escolas baianas

Projeto de lei propõe detectores de metais nas escolas baianas

Objetivo é impedir a entrada de armas nas escolas baianas e proteger a comunidade escolar...
Educação
Secretaria de Educação e PROERD selecionam quatro escolas municipais para receber o programa

Secretaria de Educação e PROERD selecionam quatro escolas municipais para receber o programa

As atividades incluem palestras, atividades lúdicas e a participação ativa dos professores...
Educação
Programa “Novos Caminhos da Educação” é apresentado aos professores dos anos iniciais

Programa “Novos Caminhos da Educação” é apresentado aos professores dos anos iniciais

Reunião inaugural visa qualificar o ensino com foco na gestão escolar, formação docente...