Política

“Precisamos inverter a lógica de enfrentamento a violência” diz candidato Kleber Rosa

O candidato ao governo do estado busca promover inclusão social e mudar a lógica de enfrentamento a violência.

05/08/2022 16h32
“Precisamos inverter a lógica de enfrentamento a violência” diz candidato Kleber Rosa
Foto: Divulgação

O candidato ao governo da Bahia, Kleber Rosa, pelo Partido Socialismo e Liberdade (PSOL), anunciou que seus planos de governo buscam promover a inclusão social no estado baiano. Em entrevista ao Jornal do Meio, apresentado por Jorge Biancchi, na rádio Princesa FM (96.9), o candidato revelou suas propostas para atender a segurança pública, saúde e educação.

Kleber Rosa destaca que o atual modelo da segurança pública é “fracassado”, e precisa de alterações: “Esse modelo está alicerçado na lógica da guerra às drogas,  e essa política de drogas precisa ser repensada, precisamos entender o problema como parte da saúde pública”, disse o candidato.

Para o candidato, – que já fez parte da Polícia Civil e fundou o movimento “Policiais antifascistas” – a lógica do enfrentamento a violência deve ser invertida, alterando seu caráter militar, motivado pelo enfrentamento e pelo confronto. 

“O melhor instrumento para a ação policial é a investigação. Mas na realidade nós temos uma polícia civil totalmente secundarizada na estratégia de segurança, e percebemos pelo sucateamento das unidades policias”, diz o candidato, que pretende reestruturar o modelo de segurança pública em atuação.

Além disso, Kleber Rosa abrange a questão da segurança para além da força policial, também enfatizando a necessidade de um programa que promova a inclusão social. Rosa pontua que a educação precisa ser pautada nos ensinamentos dos educadores Paulo Freire e Anísio Teixeira: “precisamos preparar a população a cidadania, para analisar e pensar criticamente sobre a realidade em que vive”.

O candidato também afirma que “é necessário que o governo tenha autonomia e assuma a direção da saúde pública na Bahia”. Kleber Rosa alerta para a necessidade de criar concursos públicos para profissionais do estado, e denuncia a privatização de unidades públicas.

Kleber Rosa é graduado em ciências sociais pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), especialista em “Educação Inclusiva e Diversidade”, mestre em “Educação de Jovens e Adultos” (EJA) pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB), professor de Sociologia da Rede Estadual de Ensino, investigador da Polícia Civil e fundador do Movimento dos Policiais Antifascismo, ativista do movimento negro, e se destacou como uma das lideranças das manifestações que lutaram pela implementação das cotas raciais na Universidade Federal da Bahia (UFBA).

*MATÉRIA EM ATUALIZAÇÃO

Comentários

Leia também

Política
Governo deve anunciar na próxima semana medidas para elevar receita

Governo deve anunciar na próxima semana medidas para elevar receita

Apostas online, exportadoras que usam offshore e varejistas estrangeiras estariam na mira...
Política
Comitiva baiana desembarca na China e Jerônimo Rodrigues inicia agendas neste sábado

Comitiva baiana desembarca na China e Jerônimo Rodrigues inicia agendas neste sábado

Governador se prepara para encontro com empresários chineses neste sábado (1)
Política
Planalto confirma viagem de Lula à China em 11 de abril

Planalto confirma viagem de Lula à China em 11 de abril

Petista deve se encontrar com Xi Jinping e comparecer à cerimônia de posse de Dilma Rousseff...