Bahia

Povos originários recebem nova Carteira de Identidade Nacional durante o Acampamento Terra Livre

A ação faz parte de uma caravana social promovida pelo Governo do Estado da Bahia, que leva diversos serviços públicos à população.

05/11/2025 18h33
Povos originários recebem nova Carteira de Identidade Nacional durante o Acampamento Terra Livre
Foto: SSP-BA

O Departamento de Polícia Técnica, a Polícia Científica da Bahia, por meio do Instituto de Identificação Pedro Mello (IIPM), está participando do Acampamento Terra Livre, com a emissão da nova Carteira de Identidade Nacional (CIN) para os povos originários. A ação faz parte de uma caravana social promovida pelo Governo do Estado da Bahia, que leva diversos serviços públicos à população.

Durante o evento, realizado na área verde da Assembleia Legislativa da Bahia, estão sendo distribuídas 190 senhas por dia para atendimento. A caravana segue até o dia 6 de novembro, com funcionamento das 7h30 às 17h.

O diretor-geral do DPT, Osvaldo Silva, destacou a importância da iniciativa. “É fundamental garantir que as comunidades tradicionais e povos originários tenham acesso a esse documento que representa não apenas cidadania, mas também inclusão social. Até o momento, já foram emitidas cerca de 300 novas Carteiras de Identidade Nacional”, afirmou.

Para a cacique Maria Erineide Rodrigues da Silva, da Aldeia Tuka Tupan, moradora de Paulo Afonso, a ação é uma oportunidade única. “Essa iniciativa é maravilhosa. A emissão da nova CIN vai facilitar o acesso aos serviços e aos direitos do nosso povo. É um avanço muito grande para todos nós”, ressaltou.

A Polícia Científica, através do Instituto de Identificação Pedro Mello, e o Governo do Estado da Bahia reafirmam seu compromisso com a promoção da cidadania, o respeito à diversidade e a valorização das identidades culturais dos povos originários. CIN em todo lugar, sinônimo de cidadania e inclusão.

Comentários

Leia também

Bahia
Feriado de Tiradentes deve levar mais de 600 mil veículos às estradas da Bahia

Feriado de Tiradentes deve levar mais de 600 mil veículos às estradas da Bahia

Fluxo intenso é esperado nas rodovias que ligam Salvador ao interior e ao Litoral Norte ...
Bahia
Motociclista morre após colisão na BR-116, em Santo Estêvão

Motociclista morre após colisão na BR-116, em Santo Estêvão

Acidente ocorreu na noite desta sexta-feira (17) e envolveu veículo não identificado...
Bahia
Projeto que fixa quantidade mínima de cacau em produtos deve impulsionar produção na Bahia

Projeto que fixa quantidade mínima de cacau em produtos deve impulsionar produção na Bahia

Texto aprovado no Senado segue para sanção e prevê regras de qualidade e transparência...