Economia

Poupança passa por pior desempenho da história; conheça outros tipos de investimento

Modalidade de investimento mais conhecida no Brasil passou pelo pior desempenho da história em 2022

15/01/2023 19h15
Poupança passa por pior desempenho da história; conheça outros tipos de investimento
Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil

A poupança é um tipo de investimento e aplicação de renda fixa mais conhecido e utilizado no Brasil, contudo, em 2022, essa modalidade obteve o pior desempenho da história, reflexo de um cenário de endividamento recorde, juros e inflação altos, e renda comprimida.

A retirada líquida foi de 103,237 bilhões no ano passado, quase o dobro do saque registrado em todo o ano de 2015 (que marcou 53,567 bilhões e até então era considerado o ano mais negativo da série histórica iniciada em 1995 pelo Banco Central).

Segundo o economista Antônio Rosevaldo, com o aceleramento da crise econômica do país e a perda da renda familiar, os saques foram necessários para arcar com dívidas e descontroles financeiros. Mas por outro lado, existem os indivíduos que retiraram o dinheiro da poupança para utilizar melhores modalidades de investimento.

“Eu sempre digo aos meus alunos que o pior investimento que existe é o mais conhecido, que é a poupança. Quem tem uma poupança de até 250 mil reais de saldo, não perde dinheiro, mesmo se o Banco quebrar, o governo garante. Mas tem outras aplicações que passam por esse mesmo benefício, e rendem mais. Então a proporção que as pessoas têm consciência desse procedimento, elas migram da poupança e aplicam em outras modalidade”, explicou o especialista ao De Olho na Cidade.

Alguns tipos de investimento em renda fixa conhecidos, seguros e mais rentáveis que a poupança são o CDB, LCI, LCA e Tesouro Direto. O ano de 2023 gera uma expectativa de melhora mediante o aumento do salário mínimo,de R$ 1.212 para R$ 1.320.

“Isso joga renda nas famílias, melhora a condição financeira delas, e gera empregos. Com dinheiro na mão, as pessoas compram, o que gera impostos”.

O especialista também afirma que auxílios, como o Bolsa Família,também são importantes para garantir a segurança financeira familiar. Apesar disso, ainda há um sinal de alerta, pois segundo o Boletim Focus, há expectativa de aumento da inflação para 5,76%.

Segundo o Rosevaldo, dados sobre inflação devem ser analisados e precavidos pois o setor mais atingido por esse número é o setor de alimentos, capaz de provocar casos de fome entre os lares.

Em relação à Selic, a expectativa para a taxa de juros básica subiu de 11,50% para 11,75% em 2023.

Comentários

Leia também

Economia
Preço das passagens não deve aumentar com a fusão entre Azul e Gol, diz ministro

Preço das passagens não deve aumentar com a fusão entre Azul e Gol, diz ministro

Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) analisa a junção das duas companhias...
Economia
Material escolar está 7% mais caro em 2025

Material escolar está 7% mais caro em 2025

Um em cada três consumidores planeja parcelar os custos para arcar com as despesas do...
Economia
Reforma Tributária: Simplificação ou Complexidade? Especialista explica os impactos das mudanças no Brasil