Período invernal pode prejudicar saúde dos pets, alerta especialista
Em caso de temperaturas muito baixas, roupinhas podem ser ótima opção para manter o pet bem aquecido
Com a chegada do inverno, agasalhos e tecidos mais pesados se tornam vestimentas comuns no dia a dia das pessoas. Mesmo em regiões mais quentes, a queda de temperatura provoca mudanças, não apenas nos seres humanos, como também nos seus animais de estimação.
Em entrevista para o De Olho na Cidade, o médico veterinário, Dr. José Neto, explicou que os pets também são mais sensíveis a doenças respiratórias, bactérias como a ‘Pasteurella multocida’ podem se associar ao nariz do animal e provocar rinites ou sinusites.
Também podem surgir problemas relacionadas à ingestão de poças de água, pois podem conter bactérias nocivas. Com o tempo úmido, se torna comum o surgimento de problemas na pele do animal, como dermatites, sendo necessário sempre tomar cuidado para manter os pelos secos.
Segundo o veterinário, a utilização de roupas e sapadas pode ser positiva, especialmente para animais de pelo curto, pois o ajudam a se manter aquecido. Caso o animal tenha passado por um processo de tosa, por exemplo, ou seus pelos tenham sido aparados, as roupinhas são recomendadas.
De forma geral, o profissional recomenda que donos estejam sempre atentos aos sintomas e necessidades que seu pet apresenta: “Nesses períodos que podem ter um déficit imunológico, o animal precisa está nutrido de forma satisfatório, ter seu acompanhamento de vacinas, ser aquecido. Cercar o nosso pet de forma satisfatória é de extrema importância, pois vamos manter uma condição clinica ideal”.