Economia

Percentual de etanol na gasolina pode aumentar, diz ministro de Minas e Energia

O objetivo seria baratear o preço do combustível para os consumidores

14/03/2025 17h42
Percentual de etanol na gasolina pode aumentar, diz ministro de Minas e Energia
Foto: Thiago Gadelha/SVM

O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, afirmou que o governo federal deve aumentar o percentual de etanol na gasolina ainda em 2025 a fim de baratear o preço do combustível para os consumidores.

“Acho que nós temos oferta para chegar no E30 [30% de etanol] rapidamente, ainda neste ano”, disse o ministro em entrevista à TV Globo. “O etanol é bem mais barato que a gasolina, então à medida que você aumenta, não tenha nenhuma dúvida nem na questão da sustentabilidade, nem na questão econômica porque ele diminui o preço [da gasolina]”, completou.

A medida também é uma forma de tornar o país mais independente das importações de gasolina. De acordo com Silveira, ao se tornar autossuficiente na produção de gasolina, o país poderá rediscutir o modelo de precificação do combustível.

Atualmente, os combustíveis fósseis vendidos pela Petrobras consideram diversos fatores. Entre eles, o preço do mercado internacional, em dólar.

*Com informações Metro 1

Comentários

Leia também

Economia
Governo e Banco Central ajustam o Programa de Alimentação do Trabalhador
Economia
Inflação do mês de março atinge o maior índice em 2 anos

Inflação do mês de março atinge o maior índice em 2 anos

O grupo de Alimentação e Bebidas é o que mais causa preocupação
Economia
China eleva taxação sobre EUA para 125%, mas Xi diz não haver vencedor em guerra tarifária

China eleva taxação sobre EUA para 125%, mas Xi diz não haver vencedor em guerra tarifária

Medida terá validade a partir deste sábado (12); líder chinês afirmou que país 'não...