Economia

Novo teto de preços para medicamentos em 2025 será divulgado nesta segunda

Reajuste anual tem como base a inflação e custos de produção, e estabelece limite máximo para os preços nos próximos meses

31/03/2025 07h15
Novo teto de preços para medicamentos em 2025 será divulgado nesta segunda
Foto: Arquivo/Agência Brasil

A Câmara de Regulação do Mercado de Medicamentos (CMED) divulga, nesta segunda-feira (31), a lista com o novo teto de preços dos medicamentos vendidos em farmácias e drogarias, conforme estabelecido pela Lei nº 10.742 de 2003. Essa lei prevê o reajuste anual dos preços, com base em fatores como a inflação do ano anterior, custos de produção e condições de mercado. Contudo, o reajuste não implica em aumento automático dos preços, apenas define o limite máximo permitido para o reajuste.

Os fornecedores, como farmacêuticas, distribuidores e lojistas, são responsáveis por determinar os preços, desde que respeitem o teto estipulado pela CMED e considerem suas estratégias comerciais. A definição dos novos valores leva em conta a inflação medida pelo IPCA, a produtividade da indústria, custos não captados pela inflação, como o câmbio e tarifas de energia, e a concorrência.

O reajuste de 2024 foi de 4,5%, igual ao índice de inflação do período anterior. A lista com os preços máximos permitidos está disponível no site da Anvisa. O objetivo do reajuste anual é evitar aumentos abusivos, garantir o acesso aos medicamentos e preservar o poder de compra da população, ao mesmo tempo em que busca compensar as perdas do setor com os impactos econômicos. Caso haja irregularidades, os consumidores podem acionar órgãos como os Procons ou a CMED para formalizar denúncias.

Comentários

Leia também

Economia
BC anuncia ‘PIX em Garantia’ para autônomos, com lançamento previsto para 2026

BC anuncia ‘PIX em Garantia’ para autônomos, com lançamento previsto para 2026

A medida busca ampliar o acesso ao crédito e incentivar o empreendedorismo no país. ...
Economia
Petrobras anuncia retorno à distribuição de gás de cozinha

Petrobras anuncia retorno à distribuição de gás de cozinha

Decisão foi aprovada pelo Conselho de Administração da estatal e divulgada na noite...
Economia
Lula elogia Pix e sugere que Trump adote sistema nos EUA

Lula elogia Pix e sugere que Trump adote sistema nos EUA

Petista exaltou o sistema de pagamentos brasileiro e sugeriu que o republicano conheça...