Mutirão de atendimentos no Hospital da Mulher atrai grande número de pacientes
A iniciativa faz parte das comemorações dos 32 anos da unidade
Apesar das intensas chuvas que assolaram o município na última sexta-feira, 26, o mutirão de atendimentos no ambulatório de especialidades do Hospital Inácia Pinto dos Santos, o Hospital da Mulher, na manhã de sábado, 27, recebeu mais de 200 pacientes previamente agendados entre as 7h e 13h. Esta iniciativa integra as celebrações do 32º aniversário do hospital.
O acontecimento surpreendeu a recepcionista Síntia Santos Barbosa, que recebia com cuidado cada paciente que chegava à unidade, mesmo diante da intensidade contínua da chuva.
“Cheguei a pensar que o atendimento seria suspenso devido à falta de pacientes, dadas as dificuldades impostas pelas chuvas. Toda a equipe médica e multiprofissional ficou surpresa com o número de pacientes que compareceu”, relembra Síntia Barbosa.
De acordo com Gilberte Lucas, o mutirão visa reduzir as filas de espera por atendimento em pediatria e ginecologia.
“Certamente, essa é uma oportunidade de cuidar da saúde da população, e tivemos uma resposta positiva”, enfatiza Gilberte Lucas.
No mutirão de atendimentos ambulatoriais do Hospital da Mulher, foram disponibilizadas 300 vagas para especialidades como pediatria, gastro-pediatria, endócrino-pediatria e fisioterapia infantil. “Também oferecemos vagas para a saúde da mulher, com ginecologia e fisioterapia pélvica, além de atendimento no laboratório de análises”, acrescenta Gilberte Lucas.
Dona Joselma Oliveira enfrentou as chuvas na companhia do companheiro, Fábio Oliveira, chegando cedo com os filhos de 12 e 13 anos para atendimento com o pediatra.
“A saúde dos meus filhos está em primeiro lugar; vale qualquer sacrifício”, afirma.
Maise Silva revela que há algum tempo precisava de atendimento ginecológico e, ao saber do mutirão, não hesitou em ligar para o ambulatório e agendar a consulta.
“Este hospital é imenso e maravilhoso. A administração está de parabéns pelo trabalho realizado para o povo de Feira e também para aqueles de fora. Já fui beneficiada com hematologia e diversos exames, e meus filhos são acompanhados pelos pediatras aqui. Só tenho gratidão, de verdade”, destaca Maise Silva.
O Ambulatório de Especialidades do HIPS, no período de janeiro a dezembro de 2023, realizou 60.608 mil consultas, superando os números dos dois anos anteriores. Em 2022, cerca de 58 mil pacientes foram atendidos, enquanto em 2021, foram realizadas 53 mil consultas no ambulatório de especialidades do Hospital da Mulher.
*Secom/PMFS