Educação

Ministério da Educação apresenta aplicativos para auxiliar estudantes

Associação promove acolhimento para mães de filhos autistas O Ministério da Educação (MEC) fez o pré-lançamento do aplicativo SouTec, que pretende estimular estudantes brasileiros a escolherem um curso técnico de acordo com cada perfil de interesse. O anúncio foi feito na feira Bett Brasil em São Paulo (SP), nessa quinta-feira (12). A previsão de lançamento […]

14/05/2022 06h45
Ministério da Educação apresenta aplicativos para auxiliar estudantes
Prédio do Ministério da Educação

Associação promove acolhimento para mães de filhos autistas

O Ministério da Educação (MEC) fez o pré-lançamento do aplicativo SouTec, que pretende estimular estudantes brasileiros a escolherem um curso técnico de acordo com cada perfil de interesse. O anúncio foi feito na feira Bett Brasil em São Paulo (SP), nessa quinta-feira (12). A previsão de lançamento é para o primeiro semestre de 2022.

De acordo com informações da pasta, por meio da ferramenta, o estudante deverá responder questões que avaliam suas preferências relacionadas a atividades de trabalho. Quando terminar, terá acesso a um resumo e a um relatório completo explicando qual é o perfil vocacional. O foco são os quase 12 milhões de estudantes que estão nos anos finais do ensino fundamental (do 6º ao 9º ano).

“Essa demanda surgiu da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica [SETEC] do Ministério da Educação, que identificou a necessidade de os alunos brasileiros conhecerem os cursos profissionalizantes oferecidos pela rede federal de ensino. A ferramenta também pode ser utilizada por profissionais que desejam se reposicionar na carreira profissional, contribuindo para estimular a aprendizagem ao longo da vida”, divulgou o MEC.

No evento, foi apresentado outro aplicativo Jornada do Estudante, que pretende unificar informações da trajetória dos estudantes. A ideia é que os estudantes possam consultar os seus registros educacionais e documentos pertinentes à sua trajetória, desde o primeiro ingresso em estabelecimento de ensino, público ou privado, até o nível superior e de especializações.

Segundo o MEC, o aplicativo servirá também como mecanismo de comunicação, de modo que os estudantes recebam as novidades do governo federal voltadas à educação. O lançamento deve ocorrer também neste primeiro semestre.

Os aplicativos serão disponibilizados gratuitamente na loja do gov.br para as plataformas Android e IOS.

Comentários

Leia também

Educação
Com quatro novos cursos aprovados pelo MEC, Santa Casa de Feira fortalece Residência Médica

Com quatro novos cursos aprovados pelo MEC, Santa Casa de Feira fortalece Residência Médica

O ato autorizativo foi publicado nesta terça-feira, 5, no site do Ministério da Educação....
Educação
Ministro da Educação anuncia reajuste de 16% para o transporte escolar

Ministro da Educação anuncia reajuste de 16% para o transporte escolar

Anúncio foi feito durante a live “Conversa com o Presidente”, transmitida pelo Canal...
Educação
Divulgada a lista de escolas municipais que vão participar da 16ª Flifs