Microfisioterapia: como ela pode ajudar a identificar a origem desconhecida de sintomas no paciente?
O procedimento visa identificar as fragilidades no corpo do paciente e entender de onde vem os sintomas que atingem determinada pessoa.
A Microfisioterapia é um técnica francesa realizada por fisioterapeutas há 20 anos no Brasil. O procedimento visa identificar as fragilidades no corpo do paciente e entender de onde vem os sintomas que atingem determinada pessoa.
A fisioterapeuta Lorena Pacheco explica que todos se beneficiam com a técnica e que ela pode trabalhar de maneira preventiva para evitar problemas no futuro. “Ela é feita em qualquer idade. Desde gestantes, bebês, mulheres, homens, crianças, adolescentes e idosos. Todo mundo se beneficia. Como qualquer outra técnica que leva a estimulação no corpo, uma pessoa que está no processo febril, que passou por um tratamento de câncer como quimioterapia e radioterapia, que fica muito debilitada, nós esperamos esse corpo se recuperar para depois passar pela sessão. São restrições não totais, são só cuidados que devem ser feitos.”
A profissional explica que o procedimento é tranquilo, não dói, são toques sutis, o paciente pode estar com qualquer vestimenta e o fisioterapeuta irá identificar os pontos de bloqueio que apresentarão quais são as fragilidades daquela pessoa.
A Microfisioterapia é um tratamento complementar que não substitui outras terapias, mas ajuda a trazer mais equilíbrio ao corpo e afeta tanto as reações comportamentais quanto fisiológicas do indivíduo, podendo aliviar sintomas de ansiedade, tensão pré-menstrual, alergias, enxaquecas, mulheres com endometriose, pessoas com problemas no sono e até bebês que tem dificuldade para dormir.