MEC vai usar pela 1ª vez questões dissertativas em prova que avalia alunos
Saeb deste ano, feito pelo Inep, terá também perguntas abertas de Língua Portuguesa e Matemática para alunos do ensino fundamental e médio
O MEC (Ministério da Educação) começará a avaliar as crianças também com perguntas abertas este ano, além dos testes, prática que vem sendo utilizada desde os anos 90. Essas novas questões farão parte do Saeb (Sistema de Avaliação da Educação Básica), a principal prova aplicada pelo governo para medir o aprendizado no país.
A partir dos resultados do Saeb, é calculado o Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica). Esta será a primeira vez que uma avaliação em larga escala no Brasil incluirá questões dissertativas. As questões de múltipla escolha também continuarão presentes na prova.
De acordo com o Estadão, o MEC pretende testar as questões dissertativas de forma experimental em 2025, aplicando o novo modelo a uma amostra de alunos. As provas ocorrerão no segundo semestre, entre os meses de outubro e novembro, em todos os estados.
O novo formato da prova está sendo apresentado nesta segunda-feira (24) aos secretários estaduais e municipais de educação pelo Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais), órgão vinculado ao MEC. O exame é realizado a cada dois anos e avalia todos os alunos do 2º, 5º e 9º anos do ensino fundamental e do 3º ano do ensino médio das escolas públicas, em língua portuguesa e matemática. Já a rede privada é avaliada de forma amostral.
*Com informações Metro 1