Educação

Matrículas para Educação de Jovens e Adultos (EJA) seguem abertas na rede estadual de ensino

EJA permite que o estudante conclua a trajetória escolar em menos tempo e obtenha qualificação para conseguir oportunidades no mercado de trabalho

11/02/2025 16h23
Matrículas para Educação de Jovens e Adultos (EJA) seguem abertas na rede estadual de ensino
Foto: Emerson Santos

ovens, adultos e idosos que desejam retomar e concluir os estudos ainda podem se matricular na modalidade Educação de Jovens e Adultos (EJA). A matrícula segue aberta durante todo o ano, nas escolas da rede estadual de ensino de toda a Bahia. A EJA permite que o estudante conclua a trajetória escolar em menos tempo e obtenha qualificação para conseguir melhores oportunidades no mundo do trabalho.

Para efetuar a matrícula, o interessado deve se dirigir a uma unidade escolar da rede estadual que oferta a modalidade, munido de documentos como RG, CPF, histórico escolar e comprovante de residência. Se o estudante não possuir o histórico escolar, a orientação é que ele busque na escola em que estudou. Caso não consiga, a escola faz uma reclassificação para que possa ter o direito de estudar. Vale ressaltar que o limite de vagas depende da demanda de cada escola.

A modalidade EJA se diferencia do ensino regular em diferentes aspectos. O Ensino Médio, por exemplo, é concluído em dois anos e é necessário ter idade mínima de 18 anos para cursar. Para os estudantes que não concluíram o Ensino Fundamental, a idade permitida para acessar a modalidade é a partir de 15 anos. A avaliação da EJA utiliza o acompanhamento de percurso, usando conceitos e não notas. Sua concepção é baseada no tempo humano com o currículo fundamentado em eixos temáticos e temas geradores.

Fortalecimento – A EJA tem ganhado destaque nas agendas dos governos federal e estadual. Com o lançamento do Pacto pela Superação do Analfabetismo e Qualificação da EJA, em junho de 2024, a modalidade vem se fortalecendo e assumindo um protagonismo cada vez maior no cenário nacional e baiano. Para garantir a permanência dos estudantes jovens, adultos e idosos na escola, o Estado tem investido em programas de apoio financeiro, como o Bolsa Presença, alinhado ao programa federal Pé-de-Meia e, também, na segurança alimentar, favorecendo uma alimentação nutritiva e de qualidade.

Além do aporte financeiro, que sustenta os programas do pacto, o Governo da Bahia investiu cerca de R$ 70 milhões na aquisição de livros didáticos para a rede, uma vez que o programa do Plano Nacional do Livro Didático

Comentários

Leia também

Educação
Prazo para pedir isenção do Enem 2025 termina nesta sexta

Prazo para pedir isenção do Enem 2025 termina nesta sexta

Resultado sai em 12 de maio; recurso até dia 16
Educação
Governo estadual autoriza criação de 705 vagas para universidades estaduais

Governo estadual autoriza criação de 705 vagas para universidades estaduais

Oportunidades para professores e técnicos serão criadas por meio de novos concursos e...
Educação
Encerram nesta terça-feira inscrições para Fies 2025

Encerram nesta terça-feira inscrições para Fies 2025

Interessados devem se inscrever pelo Portal Único do MEC; programa financia graduação...