Manutenção automotiva: Especialista alerta para importância da manutenção preventiva
Especialista dá dicas para seu carro nunca te deixar na mão
Você se preocupa com a sua saúde do seu carro? Alguns problemas que ocorrem em veículos poderiam ser evitados. Porém, infelizmente, muitos motoristas não prestam atenção com os sinais que seus veículos dão. Sem falar que outros não fazem as revisões periódicas marcadas pelas montadoras. Isso pode causar inúmeros prejuízos ao seu carro, como explica o especialista Ricardo Ferreira.
“Em muitas casas brasileiras o carro, de fato, é bem mais caro da família, então de tempos em tempos é legal fazer uma análise geral sobre a manutenção preventiva para reforçar a importância disso. Já que o veículo tem sido uma solução e não um problema para muitas pessoas.”
Ricardo destaca também a importância da manutenção preventiva, pensando em relação ao custo-benefício.
“É importante considerar não só o valor de compra do carro, mas também o preço das manutenções, dos combustíveis, dos impostos, do seguro, enfim tudo que diz respeito ao seu carro. É hora de se preocupar e fazer de forma preventiva, porque a manutenção corretiva sai muito mais cara, mas garanto que o gasto na manutenção preventiva pode ser se programado. Afinal de contas sabemos que de tempos em tempos é necessário fazer uma manutenção e a manutenção preventiva consiste em primeiramente verificar todos os fluidos do carro, filtros e cada carro tem sua particularidade.”
São inúmeras as peças que são verificadas durante a manutenção, segundo Ricardo Ferreira, os mais verificados são a água e o óleo do veículo.
“Os itens que são mais verificados são a água e o óleo do veículo, é importante verificar o que o motor do seu carro está precisando porque cada carro tem uma particularidade e lubrificação do motor quando bem feita faz com que a durabilidade seja dentro da normalidade.”
Ricardo destacou também a importância de analisar com atenção o local onde será feita a manutenção.
“A manutenção do seu veículo te dá várias possibilidades, quando se trata de um veículo em garantia de fábrica todo o plano de manutenção deve ser feito dentro da concessionária e não pense em fazer nada diferente do que está no plano de revisão e manutenção. É importante pesquisar, mas tem peças que só são encontradas na concessionária, então a manutenção pode ser feita em casas de peça, mas na hora de substituir ouça o seu mecânico.”