Saúde

Maio Vermelho alerta para prevenção do câncer de boca

Importância da prevenção, do diagnóstico precoce e da adoção de hábitos saudáveis

26/05/2025 16h12
Maio Vermelho alerta para prevenção do câncer de boca
Foto: Divulgação – SMS

Neste mês de maio, marcado pela campanha Maio Vermelho, a Secretaria Municipal de Saúde, por meio da Divisão Odontológica, intensificou as ações de conscientização sobre o câncer de boca — um dos principais agravos em saúde bucal. A iniciativa visa alertar a população sobre a importância da prevenção, do diagnóstico precoce e da adoção de hábitos saudáveis.

Segundo a chefe da Divisão Odontológica, Cristina Rosa, o câncer de boca pode afetar áreas como os lábios, gengivas, bochechas e a língua. Os principais fatores de risco incluem o tabagismo, o consumo excessivo de bebidas alcoólicas e também o uso de próteses mal adaptadas. 

“Além disso, comportamentos repetitivos, como morder objetos (pontas de lápis, canetas, palitos) ou até mesmo partes da própria boca, podem favorecer o surgimento de lesões que evoluem silenciosamente”. 

Durante todo o mês, as Unidades de Saúde da Família realizarão atividades educativas nas salas de espera, com foco em orientar os usuários sobre formas de prevenção. 

“Hábitos simples podem reduzir significativamente o risco, como escovação adequada, uso do fio dental após as refeições e visitas regulares ao dentista — pelo menos duas vezes por ano”, ressalta Cristina Rosa. Ela também alerta para sinais que merecem atenção, como feridas na boca que não cicatrizam em até 15 dias. 

“Essas lesões persistentes podem ser sintomas iniciais de um câncer de boca e exigem avaliação de um cirurgião-dentista. Esse é um mal silencioso, por isso o diagnóstico precoce é fundamental”, adverte.

Em Feira de Santana, os casos suspeitos e confirmados são encaminhados para acompanhamento nos Centros de Especialidades Odontológicas (CEO) Maria de Lourdes, na Praça Tiradentes, e Célia Pamponet, localizado na Policlínica do bairro George Américo. No ano passado foram atendidos 1.682 pacientes oncológicos – incluem aqueles em tratamento contra o câncer de boca.

A chefe da Divisão Odontológica ainda reforça que sintomas como dor de garganta persistente, sangramentos na cavidade bucal, manchas vermelhas ou esbranquiçadas, rouquidão, espessamento nas bochechas e, sobretudo, feridas que não cicatrizam devem ser levados a sério. “Ao identificar qualquer sinal suspeito, procure imediatamente um dentista. O diagnóstico precoce salva vidas”, conclui Cristina Rosa.

Comentários

Leia também

Saúde
Anvisa proíbe relógio medidor de glicose sem eficácia comprovada

Anvisa proíbe relógio medidor de glicose sem eficácia comprovada

Produto ainda não teve eficácia comprovada
Saúde
Secretaria de Saúde realiza capacitação de profissionais da rede

Secretaria de Saúde realiza capacitação de profissionais da rede

A atividade foi realizada no auditório da UNEX, em parceria com o Centro de Promoção...
Saúde
Apenas 3% dos hospitais aderem programa que troca dívidas por atendimento a pacientes do SUS

Apenas 3% dos hospitais aderem programa que troca dívidas por atendimento a pacientes do SUS

O número equivale a cerca de 3% das 3.537 instituições devedoras, segundo dados do ministro...