Lula participa de cerimônia da FAB em homenagem aos 150 anos do nascimento de Santos Dumont
O evento vai ser realizado nesta quinta-feira (20), em Brasília
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) vai participar da cerimônia da Força Aérea Brasileira (FAB) em homenagem aos 150 anos de nascimento de Alberto Santos Dumont, patrono da Aeronáutica e considerado “pai da aviação”. O evento vai ser realizado nesta quinta-feira (20) em Brasília. Durante a cerimônia, será contada em encenação teatral parte da história do brasileiro. A programação inclui ainda um desfile de tropa, sobrevoo de aeronaves militares, com participação da Esquadrilha da Fumaça, e entrega da medalha Mérito Santos Dumont, que reconhece civis e militares com contribuições relevantes à Aeronáutica.
Dumont nasceu em 20 de julho de 1873, na Fazenda Cabangu, em Palmira (MG), que foi batizada posteriormente com o nome do inventor do avião. Naquela época, se familiarizou com as máquinas de preparo dos grãos de café e com as locomotivas, que facilitavam o transporte da produção, uma inovação que foi introduzida pelo seu pai, Henrique.
O pai do avião cresceu em um ambiente de boa condição financeira, tendo oportunidades e experiências para uma ampla visão global, bem como domínio fluente de espanhol, inglês e francês, consequência das viagens que realizada com a família pela Europa e América Latina, como mostrou o blog de Luiz Fara Monteiro, repórter da Record TV.
Santos Dumont morou em Paris entre 1898 e 1910, época que o continente europeu vivia uma ebulição nas áreas científica e cultural. Lá, teve a oportunidade de construir suas próprias aeronaves e impressionou a França ao construir e pilotar vários balões dirigíveis. Em 1906, criou o 14-Bis, viabilizando então o primeiro voo de um objeto mais pesado que o ar e seguiu com contribuições importantes para a aviação.
*R7
FOTO: RICARDO STUCKERT/PR – ARQUIVO