Política

Moraes aponta violação da tornozeleira e “elevado risco de fuga” por Bolsonaro

Ministro determina detenção cautelar do ex-presidente com medidas de preservação de dignidade e custódia em sala especial da PF

22/11/2025 08h20
Moraes aponta violação da tornozeleira e “elevado risco de fuga” por Bolsonaro
Foto: Rosinei Coutinho/STF

A prisão preventiva do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) foi cumprida na manhã deste sábado (22) sob determinações específicas do ministro Alexandre de Moraes: nada de algemas, nem exposição pública. O ex-chefe do Executivo foi levado para a Superintendência da Polícia Federal, em Brasília, onde está alojado em uma sala de Estado, espaço destinado a autoridades de alta hierarquia. A ação, embora cautelar, não representa o início do cumprimento da pena já imposta no caso da tentativa de golpe de Estado.

A decisão de Moraes foi tomada após a Polícia Federal informar que Bolsonaro violou a tornozeleira eletrônica e apresentava “elevado risco de fuga”, especialmente diante da vigília convocada pelo senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) na noite de sexta-feira (21), em frente ao condomínio onde o ex-presidente cumpre medidas judiciais.

Segundo o ministro, a mobilização teria potencial para produzir tumulto e dificultar fiscalizações, repetindo um padrão que, para Moraes, marca a atuação da organização criminosa pela qual Bolsonaro foi condenado. O magistrado registrou que, às 0h08 deste sábado, houve violação do equipamento de monitoramento, gesto interpretado como tentativa de romper a tornozeleira durante a confusão causada pelo ato.

A localização da casa do ex-presidente, próxima à embaixada dos Estados Unidos, também foi citada como fator que aumentaria as chances de fuga.

Comentários

Leia também

Política
“Feira não pode ser coadjuvante”, diz Carlos Geilson ao confirmar pré-candidatura como deputado federal

“Feira não pode ser coadjuvante”, diz Carlos Geilson ao confirmar pré-candidatura como deputado federal

Ao analisar o cenário eleitoral, ele avaliou que a ausência de outros nomes pode influenciar...
Política
Lula lamenta morte de Oscar Schmidt: ‘maior ídolo da história do basquete brasileiro’

Lula lamenta morte de Oscar Schmidt: ‘maior ídolo da história do basquete brasileiro’

O ex-jogador de basquete morreu nesta sexta-feira (17), aos 68 anos, em Santana do Parnaíba,...
Política
Ministério do Esporte lamenta morte de Oscar Schmidt aos 68 anos

Ministério do Esporte lamenta morte de Oscar Schmidt aos 68 anos

O órgão destacou que Oscar marcou época ao alcançar quase 50 mil pontos,