Lula embarca ao Japão para participar de cúpula do G7 como convidado
Em solo japonês, o presidente também participará de três reuniões bilaterais com autoridades locais, assim como da Índia e da Indonésia
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) viajou ao Japão, nesta quarta-feira (17), para participar como convidado da Cúpula do G7, encontro das sete maiores economias do mundo: Estados Unidos, Japão, Alemanha, Reino Unido, França, Itália e Canadá. O evento está previsto para ocorrer neste final de semana, no sábado (20) e no domingo (21).
As principais pautas do encontro serão segurança alimentar, inflação, alto endividamento das nações em desenvolvimento, mudanças climáticas, sistema mundial de saúde, direitos humanos e a guerra entre Rússia e Ucrânia. A informação foi divulgada pelo secretário de Assuntos Econômicos e Financeiros do Ministério das Relações Exteriores, embaixador Mauricio Lyrio.
Segundo Lyrio, o conflito armado no território ucraniano é um tópico prioritário para Lula. “Como é uma declaração sobre segurança alimentar e há efeitos do conflito na Ucrânia sobre acesso a alimentos, uma referência inicial deverá ser feita ao conflito na Ucrânia. E, naturalmente, o governo brasileiro negocia essa linguagem, para que seja compatível com a linguagem que o Brasil tem usado sobre o tema, inclusive tem defendido na negociação de resoluções em diversas instâncias internacionais, como a própria ONU.”
Além de marcar presença no segmento exterior da cúpula do G7, o presidente brasileiro também participará de três reuniões bilaterais com líderes do Japão, da Índia e da Indonésia. O último país possui um acordo de cooperação ambiental com o Brasil e, supostamente, é um dos treze interessados em integrar o Brics.
*Metro 1