Lula conversará com presidente de Israel para agradecer por liberação de brasileiros
As críticas do presidente à ofensiva israelense não estão na pauta do telefonema entre ele e Izaac Herzog
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) tem uma conversa por telefone programada para a tarde desta quinta-feira (16) com o presidente de Israel, Izaac Herzog. De acordo com Malu Gaspar, no O Globo, durante o telefonema, que está marcado para as 16h30, o chefe do Executivo irá agradecer a liberação dos 32 brasileiros e familiares que estavam retidos na Faixa de Gaza em meio à guerra contra o Hamas.
Ainda segundo a publicação, auxiliares de Lula informaram que as críticas feitas pelo mandatário à ofensiva de Israel não serão tema da conversa com Herzog.
Durante a recepção dos brasileiros repatriados, em Brasília, na noite de segunda-feira (13), o presidente expressou indignação e chegou a comparar os bombardeios israelenses contra civis ao terrorismo praticado pelo Hamas.
“Aos 78 anos de idade, eu já vi muita brutalidade, muita violência, eu já vi muita irracionalidade, mas eu nunca vi uma violência tão bruta, tão desumana contra inocentes. Porque se o Hamas cometeu um ato de terrorismo e fez o que fez, o estado de Israel também está cometendo vários atos de terrorismo ao não levar em conta que as crianças, ao não levar em conta que as mulheres não estão em guerra, ao não levar em conta que eles não estão matando soldados, estão matando junto crianças. Já são mais de 5 mil crianças e tem mais de 1,5 mil crianças desaparecidas que certamente estão no meio dos escombros”, disse ele.
Em outubro Lula e Herzog já haviam conversado ao telefone, quando o brasileiro agradeceu o apoio para liberar os nacionais que estavam em Israel após o ataque do Hamas. “Agradeci pelo apoio na evacuação dos brasileiros que desejam retornar ao nosso país. Reafirmei a condenação do Brasil aos ataques terroristas e nossa solidariedade para com as famílias das vítimas”, relatou o presidente do Brasil, na ocasião.
*Bahia.ba