Política

Justiça Eleitoral recebe 10,8 mil denúncias de propaganda irregular

Denúncias foram feitas pelo aplicativo Pardal

14/09/2022 07h35
Justiça Eleitoral recebe 10,8 mil denúncias de propaganda irregular
Foto: Fábio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) informou que recebeu 10,8 mil denúncias de propaganda eleitoral irregular em todo o país. Os indícios de irregularidades foram notificados entre 16 de agosto e ontem (12).

As denúncias foram enviadas pelo aplicativo Pardal, ferramenta digital criada em 2014 e que permite que o cidadão registre reclamações contras as campanhas. Após o recebimento, as queixas são enviadas ao Ministério Público Eleitoral (MPE).

O maior número de denúncias foi registrado em Pernambuco (1,5 mil), seguido por São Paulo (1,3 mil), Minas Gerais (1,1 mil) e Rio Grande do Sul (1 mil).

De acordo com os dados, foram recebidas 3,6 mil denúncias referentes a candidatos a deputado estadual, 3,4 mil a deputado federal, 1,4 mil a presidente e 738 a governador.

O aplicativo Pardal está disponível nas lojas virtuais App Store e Google Play ou por meio do site do TSE.

Pela plataforma, também é possível denunciar compra de votos, abuso de poder econômico e político, uso indevido da máquina pública e dos meios de comunicação durante a campanha.

*Metro 1

Comentários

Leia também

Política
Lula critica Trump sobre Gaza: ‘Quem tem de cuidar são os palestinos’

Lula critica Trump sobre Gaza: ‘Quem tem de cuidar são os palestinos’

Presidente brasileiro voltou a acusar Israel de cometer genocídio com apoio dos EUA e...
Política
Hugo Motta aponta desafios para o governo Lula se fortalecer até 2026

Hugo Motta aponta desafios para o governo Lula se fortalecer até 2026

"É preciso ter mudança no rumo das decisões", disse o presidente da Câmara