Hospital Dom Pedro de Alcântara alcança 355 transplantes renais realizados
O hospital mantido pela Santa Casa realizou mais três procedimentos na última semana, e se tornou o segundo maior do estado na categoria
O Hospital Dom Pedro de Alcântara realizou cerca de 355 transplantes renais, desde sua inauguração em 2015. De acordo com o protocolo médico, os últimos pacientes atendidos continuam em observação na unidade hospitalar, devido a seriedade da cirurgia, mas passam bem.
“Fazer um transplante deste exige muita complexidade, e nós podemos dizer que a Santa Casa tem um corpo técnico eficiente”, relata o provedor.
Em entrevista ao De Olho na Cidade, o provedor da Santa Casa, Dr. Rodrigo Matos, destacou que essa conquista coloca o hospital como a segunda maior unidade transplantadora de rins do estado baiano.
“Nosso objetivo é aumentar o número de transplantes e nos tornarmos a primeira do estado, Feira tem capacidade para isso, e sabemos que é algo que vai mudar muito a vida das pessoas”.
Somente em 2022 já foram realizados cerca de 19 procedimentos. A equipe de transplantes da Santa Casa é coordenada pelo Dr. Rodrigo Serapião, reconhecido no ramo da medicina em território estadual e nacional.
“Os pacientes transplantados evoluem em bom estado geral com hemodinâmica preservada e a expectativa é que nesta semana recebam alta, retornando ao convívio social com mais saúde e qualidade”, explica o médico Rodrigo Serapião.
Para serem beneficiados com um novo órgão, os pacientes precisam estar inscritos na Central Nacional de Transplantes; eles são elencados de acordo com a fila de espera e precisam estar aptos à cirurgia – entre os critérios, está o grau de compatibilidade doador x receptor.