Feira de Santana e Sua História

História do lazer: Saiba como o teatro e os esportes marcaram o entretenimento feirense

Teatro, artes circenses e esportes fizeram, e ainda fazem, parte do entrenimento feirense

30/09/2022 13h25
História do lazer: Saiba como o teatro e os esportes marcaram o entretenimento feirense
Foto: Reprodução/Secom

Sendo a segunda maior cidade do estado, e uma das principais do interior nordestino, Feira de Santana também é marcada pela sua diversidade no lazer. A história do entretenimento feirense não é recente, o cenário do lazer da cidade teve grande influência das diferentes culturas que passaram pelo território nos tempos da Feira do Gado.

“Falar da história do Lazer é falar sobre a história da cidade”, destaca o professor.

Segundo o professor e doutor em estudos do lazer, Fábio Santana Nunes, era comum na Feira do Gado que as pessoas se reunissem para fazer rodas de samba.

“Na nossa pesquisa também encontramos os Lazeres Comerciáveis. Já nesse período, final do século XIX, conseguimos encontrar o Circo, que era armado em espaços abertos da cidade, por exemplo, ao lado da matriz. E também tínhamos muitas apresentações circenses no próprio Cine Theatro Santana, assim como as apresentações teatrais”, explicou o doutor.

O teatro também foi, e continua sendo, uma das principais modalidades artísticas da Princesa do Sertão. Como explica o professor,  no final do século XIX já haviam grupos teatrais formados na cidade, que seguiram até o início do século XX, como o Grupo Sales Barbosa e o Grupo Taborda (nome escolhido em homenagem ao famoso teatrólogo português).

Nos espaços teatrais, Feira de Santana abriu portas para a diversidade cultural com apresentações de artistas de outros países como Portugal e nações norte-americanas. O Cine Theatro Santana era um espaço que acolhia cinéfilos, literatos e apaixonados pela cena teatral. O empreendimento foi desativado após chegar à falência, devido a grande concorrência que foi surgindo. 

“Tivemos peças portuguesas, artistas norte-americanos, performáticos, cançonetas, tivemos muita coisa acontecendo no teatro”;

Atualmente a cidade conta grupos teatrais ativos que apresentam diversas obras ao longo do ano, é o caso do Grupo Conto em Cena, Grupo Recorte de Teatro, Coletivo Teatral Lioninos, Grupo de Teatro Eureka, Grupo Cordel de Teatro, dentre outros.

Havia o teatro Santana, localizado próximo ao CUCA, que foi feito por grupos da cidade como forma de empreendimento, cujas ações foram passadas como forma de doação a Santa Casa de Misericórdia. 

ESPORTES

2022 também é marcado pelos 100 anos do primeiro estádio de futebol da cidade, o  Leolindo Ramos. O estádio foi palco do primeiro campeonato intermunicipal da Bahia, onde Feira de Santana se consagrou campeã. 

“Tivemos ligas que organizavam esportes, e vários times. Antes mesmo da construção desse estádio, o primeiro torneio de futebol, por assim dizer, aconteceu em 1907, com quatro equipes competindo”.

O cenário dos esportes também contava com muitas crianças e jovens que enchiam as ruas, e criavam seus próprios times. O esporte de rua chegou a ser tratado com conotação negativa e elitista, onde se atribuía aos jogadores a categoria de ‘desordeiros’. Contudo, ao longo dos anos, foi reconhecido o valor dessas comunidades na história do município.

O estádio Leonildo Ramos deixou de existir por volta da década de 30, ainda sem motivos conhecidos, mas acredita-se que foi devido ao falecimento do dono da propriedade, Leonildo Ramos, que foi um político e grande comerciante local. Atualmente a cidade conta com o consagrado Estádio Joia da Princesa, que completa 70 anos em 2023. 

Em 2022 também comemora-se os 25 anos da primeira turma do curso de Educação Física da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS). Foi nesse grupo de discentes que o doutor Fábio Santana Nunes ingressou na vida acadêmica.

“Foi um curso que mudou muito a história do esporte e do lazer em Feira. Antigamente chegávamos na academia e mal víamos um professor formado, hoje em dia chegamos e temos profissionais com mestrado”, salienta.

Saiba mais sobre a história dos esportes na cidade:

Comentários

Leia também

Feira de Santana e Sua História
Religião teve papel importante na formação de Feira, diz historiador

Religião teve papel importante na formação de Feira, diz historiador

Comunidades religiosas contribuíram para formação do município
Feira de Santana e Sua História
Acefs marca 77 anos de atuação em defesa do comerciário

Acefs marca 77 anos de atuação em defesa do comerciário

Acefs cumpre papel importante na representatividade do comércio
Feira de Santana e Sua História
Artista plástico evidencia monumentos feirenses em pintura realista

Artista plástico evidencia monumentos feirenses em pintura realista

Obra de arte está exposta na Associação Comercial de Feira de Santana (Acefs)