Feira de Santana e Sua História

Primeiro estádio de Feira de Santana completa 100 anos

O primeiro estádio de Feira de Santana está completando 100 anos e se chamava Leolindo Ramos

11/09/2022 05h23
Primeiro estádio de Feira de Santana completa 100 anos

Apesar de ser lembrado como um dos principais estádios de Feira de Santana, o Joia da Princesa não foi o primeiro estádio da cidade. Quem traz essa curiosidade é o professor Doutor Fábio Nunes, que é doutor em estudos do lazer pela Universidade Federal de Minas Gerais, graduado em Educação Física pela Uefs e também é professor da mesma instituição.

“Começo meus estudos em 1875 porque foi o período da vida do trem para Feira de Santana porque dinamizou o cenário cultural da cidade. Minha pesquisa não se limita apenas as questões esportivas, eu pesquiso o lazer em Feira de Santana, além do esporte eu pesquiso as touradas, o circo e a cena teatral de Feira do município.” Conta o professor.

O primeiro estádio de Feira de Santana está completando 100 anos e se chamava Leolindo Ramos. O professor Fábio Nunes explica também que na realidade existiram outros estádios antes do Joia da Princesa.

“Não dá para trazer a noção que temos de estádio hoje para 100 anos atrás, mas tínhamos um espaço privado, com arquibancadas e bilheterias, então essa era a estrutura de um estádio na década de 20 e acredito que muito influenciado pelo estádio do bairro da Graça em Salvador que foi o primeiro estádio de futebol da Bahia. O estádio daqui de Feira se chamava Leolindo Ramos, que foi um político que em 1920 foi presidente do Conselho Municipal, ele era um comerciante que construiu esse estádio no último quarteirão da Marechal, vizinho onde hoje é o Colégio Padre Ovídio.”

O estádio Leolindo Ramos foi palco do primeiro campeonato intermunicipal da Bahia, onde Feira de Santana se consagrou campeã.

“A gente não tem a dimensão do quantitativo de pessoas que assistiam as partidas, mas sabemos que tinha uma arquibancada que pela dimensão do quarteirão acredito que era para 2 mil pessoas. O memorialista de Feira de Santana Lajedinho fez uma crônica sobre esse estádio e nele aconteciam jogos locais na cidade, nessa época Feira de Santana estava construindo uma segunda liga esportiva e o presidente dessa liga era o famoso médico e educador da cidade Gastão Guimarães. Em 1921 aconteceu o primeiro campeonato intermunicipal da Bahia, onde Feira de Santana se consagrou campeã, Gastão era o técnico nessa época, ele era uma figura muito importante em vários esportes da cidade.”

Em 2023 o Joia da Princesa estará completando 70 anos, mas antes dele Feira de Santana ainda abrigou outro estádio, o Campo Vitória.

“Começou a ser construído em 1950 porque existia outro estádio antes do Joia que foi o Campo da Vitória que era localizado onde hoje é a Praça Jackson do Amauri na Presidente Dutra, esse estádio era cercado por madeiras e tinha uma pequena arquibancada, o primeiro bad boy do futebol brasileiro, Eleno de Freitas, jogou nele em 1942 pelo Botafogo contra o Bahia de Feira.” Explica o professor.

Apesar de apresentar grande relevância no futebol, o professor Fábio explica que de acordo com seus estudos o futebol não foi o primeiro esporte de Feira de Santana.

“O futebol não foi o primeiro esporte de Feira de Santana, eu acabei pesquisando sobre o Tuf e muito provavelmente existiram hipódromos e corridas de cavalo em Feira de Santana no período de 1889. Em Salvador já existiam dois hipódromos e esse esporte já estava fervendo em vários outros estados do país e Feira conseguiu um estatuto desse esporte que foi o Jockey Club Feirense.”

Comentários

Leia também

Feira de Santana e Sua História
Religião teve papel importante na formação de Feira, diz historiador

Religião teve papel importante na formação de Feira, diz historiador

Comunidades religiosas contribuíram para formação do município
Feira de Santana e Sua História
Acefs marca 77 anos de atuação em defesa do comerciário

Acefs marca 77 anos de atuação em defesa do comerciário

Acefs cumpre papel importante na representatividade do comércio
Feira de Santana e Sua História
História do lazer: Saiba como o teatro e os esportes marcaram o entretenimento feirense

História do lazer: Saiba como o teatro e os esportes marcaram o entretenimento feirense

Teatro, artes circenses e esportes fizeram, e ainda fazem, parte do entrenimento feirense...